Live sobre Diversidade encerra curso EaD com jovens LGBTQIAP+

Vanessa Estavam, jovem beneficiária

Na próxima segunda-feira, 20/12, às 15h, vamos finalizar mais uma etapa formativa do Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER) com foco na promoção da diversidade com a Live Diversidade e Oportunidades LGBTQIAP+. A transmissão vai ocorrer no nosso canal do Youtube (https://www.youtube.com/watch?v=4WS6ektjDPk).

Cerca de vinte e cinco (25) jovens concluíram o curso Introdução ao Protagonismo e Empreendedorismo Local LGBTQIAP+, realizado integralmente de forma remota, via nossa plataforma de educação à distância. O curso soma uma carga horária de 40 horas/aula. 

Participarão da Live Labelle Rainbow, Coordenadora Especial da Diversidade Sexual da SDHDs da Prefeitura de Fortaleza; e, Danielle Viana, Analista de Responsabilidade Social e Relacionamento com Comunidades Sênior no Grupo EDP; com a mediação da nossa Diretora de Programas Aurigele Alves.

Desde 2018, atuamos de forma direta para promover a inclusão socioprodutiva de jovens LGBTQIAP+, reconhecemos que seus desafios vão além dos âmbitos de trabalho e renda. É necessário formar uma geração de jovens LGBTQIAP+ que sejam lideranças comunitárias, capazes de construir uma ética de diversidade, inclusão social, cultural e econômica.

Para a juventude, o curso foi uma oportunidade de aprender sobre seus direitos. “Apesar de tantos avanços e conquistas no Brasil, ainda vivemos um contexto de muita discriminação e preconceito. Muita informação e direitos são desconhecidos dentro até mesmo da população LBGTQIAP+. Eu mesma fiquei sabendo de alguns direitos durante a realização do Curso. Precisamos conquistar mais políticas públicas que venham nos favorecer mais possibilidades”, reforça Vanessa Estavam, jovem beneficiária.

O curso

No curso Introdução ao Protagonismo e Empreendedorismo Local LGBTQIAP+ trabalhamos três (3) módulos: (1) O meu mundo cujo temas abordaram identidade de gênero, orientação sexual e afetiva, redes de proteção e direito à saúde, protagonismo LGBTQIAP+, projeto de vida e autodesenvolvimento; (2) O mundo em sociedade que discutiu sobre cidadania e direitos humanos, cultura e políticas públicas, promoção à igualdade e respeito à diversidade; (3) O mundo lá fora, aprofundou os conhecimentos sobre direito ao trabalho e renda, motivos para empreender e os primeiros passos para elaborar um projeto de impacto.

Os encontros foram ministrados por Aurigele Alves, nossa Diretora de Programas; Brunna Bastos, nossa Assessora Sênior de Desenvolvimento; Sabrina Araújo, nossa Assessora de Comunicação; Raquel Ferreira, nossa Coordenadora de Programas; Deinair Oliveira, Doutoranda em Sociologia no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Ana Clara Souza, Pesquisadora em Pós-doutorado na Escola de Negócios da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Ao final de cada módulo, os participantes preenchiam o caderno de atividades, faziam a leitura complementar das apostilas e interagiam no fórum de discussão. 

A iniciativa conta com apoio da EDP, administradora da UTE Pecém. A inclusão socioprodutiva desses jovens é um ponto crítico hoje no meio rural e empreender é uma alternativa para que tenham autonomia e possam exercer papéis protagonistas em suas próprias histórias e de suas comunidades.

Compartilhar: