Fortalecimento da cadeia produtiva do mel no Ceará

Apicultores Antônio Tiago e Aureliano Sousa.

Os apicultores desempenham um papel vital na preservação das abelhas, que são fundamentais para a polinização de plantas e a manutenção da biodiversidade. Seu compromisso com a apicultura não apenas nos presenteia com mel delicioso e nutritivo, mas também contribui para a sustentabilidade ambiental.

Dois apicultores que nos inspiram são primos Aureliano Sousa, 31, e Antônio Tiago, 27, que residem na comunidade Santa Helena, em Canindé/CE. Os dois jovens agricultores são apaixonados pela apicultura, desde 2019, quando viram alguns vídeos sobre o assunto na internet e decidiram criar abelhas e produzir mel. Naquele ano, os jovens enxergaram na atividade uma oportunidade de complementar a renda da família. Foi aí que se juntaram e criaram o primeiro apiário, com apenas cinco caixas. “No início, tivemos bastante dificuldade com o manejo, mas fomos experimentando, estudando pela internet e multiplicando as colmeias. No primeiro ano, com apenas cinco caixas, conseguimos produzir 100kg de mel, a partir daí nos empolgamos para seguir aumentando a produção”, afirma Antônio Tiago.

A dupla finalizou recentemente a etapa formativa do nosso Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER), realizado no município de Canindé/CE. Mais de vinte jovens participaram do Curso, por meio de encontros imersivos, trabalharam conceitos e ferramentas para iniciarem a construção de seus Projetos de Negócios, seja para fins econômicos ou sociais.

Aureliano e Tiago apresentando seu Projeto de Negócio durante o Curso.

Hoje, os jovens já possuem 70 colmeias, divididas em três apiários que ficam próximos à residência de ambos, com mata nativa preservada. Além do mel, eles também produzem cera e própolis. A expectativa é que a partir da formação do PJER e do acesso ao crédito, eles possam expandir a comercialização de seus produtos e abrir um novo apiário. “No início a gente sonhava em produzir vários quilos de mel, hoje a gente já fala em toneladas. Temos uma marca, mas esperamos melhorar ela com ajuda da Adel e assim fortalecer a divulgação do nosso produto e alcançar mais clientes. Temos 3 apiários estabilizados, o quarto iniciado. Abrir o quarto, a partir do acesso a uma linha de crédito, será uma grande realização pra gente. Vamos também focar em um curso de produção de própolis e derivados da apicultura. Temos demanda, mas precisamos estar preparados para atender”, reforça Aureliano.

Experiências como as de Aureliano e Tiago precisam de apoio para que se tornem referências positivas da permanência dos jovens no campo, de empreendedorismo rural sustentável e de preservação da Caatinga.

Sobre o PJER

Há 14 anos, realizamos o PJER visando criar oportunidades para o desenvolvimento de empreendimentos por jovens empreendedores de comunidades rurais. Ao longo desses anos de atuação, o PJER já impactou cerca de 4 mil jovens. Apoiou a construção de planos, fomentou o desenvolvimento desses projetos e disponibilizou orientações e proteção durante os estágios incipientes de suas jornadas como empreendedores, protagonistas e lideranças em suas comunidades. Foi certificado como tecnologia social de referência pela Fundação Banco do Brasil e recebeu prêmios nacionais e internacionais pelos impactos alcançados.

Compartilhar: