Jovens do Projeto “Empreende, Mulher!” celebram finalização da etapa formativa

Nayane Pereira, jovem empreendedora.

Na última semana, realizamos em São Gonçalo do Amarante/CE, o encerramento e entrega de certificados do projeto “Empreende, Mulher!”. O evento marca a finalização do Curso Empreendedorismo e Desenvolvimento de Negócios, uma ação do nosso Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER), realizado com patrocínio da EDP, apoio do Instituto EDP e da Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante/CE.

A ocasião aconteceu na sede da Secretaria Regional do Cágado, comunidade onde realizamos a formação. Essa etapa, foi uma oportunidade para conhecermos os projetos desenvolvidos pelas jovens durante a formação, apresentarmos os resultados gerais do projeto e celebrarmos a finalização do curso.

A jovem empreendedora, Nayane Pereira, 27, que reside na comunidade Siupé, em São Gonçalo do Amarante/CE, destaca que participar do Projeto lhe possibilitou pensar mais longe, revisitar, analisar e organizar melhor suas ideias. “Na formação, aprendemos sobre planejamento financeiro, marketing, sobre como organizar o nosso espaço de trabalho e fortalecer parcerias. Minha ideia é investir na agricultura familiar, em especial na horticultura, meus pais são agricultores, sempre tive contato com a atividade, mas não víamos como oportunidade de negócio. Durante o curso, organizei melhor a ideia e elaborei meu Projeto de Negócio. Acredito que cada uma de nós vai usar o que aprendeu aqui para poder dar início aos seus sonhos”, destaca.

A programação da última semana formativa focou na finalização do conteúdo programático do Curso e em preparar as jovens para apresentarem os seus Projetos de Negócios para uma banca de avaliação. O propósito da banca é apoiar as ideias e apontar melhorias para os projetos.

O Projeto “Empreende, Mulher!” objetiva desenvolver capacidades com mulheres empreendedoras para que tenham o conhecimento necessário na retomada ou início de seus negócios, fortalecendo as cadeias de valor potenciais na região, especialmente de produção agrícola, como a produção de alimentos para autoconsumo e comercialização de excedentes.

Essa turma se destaca por ser composta apenas por mulheres, elas buscam estruturar melhor seus empreendimentos, gerar mais renda e sustentabilidade para suas famílias. As mulheres selecionadas, além de participarem do Curso Empreendedorismo e Desenvolvimento de Negócios, com carga horária de 40 horas/aulas, tiveram também mentorias e encontros personalizados para desenvolver seus Projetos de Negócios.

Sobre o projeto

O Projeto foi iniciado ainda em 2022, com nossa equipe em campo, coletando e analisando dados para a realização de um Estudo Situacional de Cenário Local, com ênfase na identificação de potencialidades e oportunidades, limitações e ameaças, além de características do mercado local e políticas públicas, para orientar a retomada e a criação de empreendimentos pelas jovens rurais beneficiadas.

Por meio da interação das jovens com os educadores, de modo contínuo, fluido e horizontal, e das próprias mulheres entre si, o objetivo é que a aprendizagem seja potencializada, com trocas de experiências e saberes, com valorização da diversidade de origens, de visões de mundo e de projetos de vida, numa abordagem que estimule a colaboração e a cooperação.

A segunda etapa do Projeto é o acesso ao crédito. As jovens egressas do Curso e com o Projeto de Negócio em mãos podem acessar uma linha de crédito semente por meio do Fundo Veredas, nossa estratégia de microcrédito. Estamos muito felizes pelos resultados positivos dessa primeira etapa, esperamos que o acesso ao crédito impulsione a concretização das ideias desenvolvidas.

Compartilhar: