Neto Ribeiro, integrante do nosso programa com jovens rurais, o PJER (Programa Jovem Empreendedor Rural) é articulador e atual Presidente da Coofape (Cooperativa da Agricultura Familiar de Pentecoste). A iniciativa nasceu da mobilização e união de 20 pessoas, sendo 9 mulheres e 11 homens, todos agricultores familiares e que desejam organizar a produção e comercialização dos produtos cultivados em suas propriedades, de forma justa e sem atravessadores.
Um dos objetivos da Cooperativa é melhorar as condições de produção e aumentar a disposição de alimentos da agricultura familiar, gerando nutrição, renda e sustentabilidade na região. A Coofape tem acessado mercados locais e comercializado seus produtos também para os programas governamentais para aquisição da agricultura familiar para a alimentação escolar.
Atualmente, a Coofape fornece produtos para a Prefeitura Municipal de Pentecoste por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O grupo também trabalha para acessar outros programas e mercados, tanto municipal quanto estadual.
Na próxima sexta-feira, 23/8, a partir das 7h, será inaugurado o espaço físico da Cooperativa, localizado na Avenida 15 de Novembro, 787, bairro São Francisco, em Pentecoste, Ceará. Na ocasião, acontecerá a primeira Feira da Agricultura Familiar organizada pelos cooperados da Coofape.
A Feira tem como objetivo ampliar o diálogo entre os agricultores familiares e os consumidores. “Queremos partilhar com a população de Pentecoste e de cidades vizinhas uma variedade de alimentos agroecológicos, produzidos pelas agricultoras e agricultores familiares da nossa Cooperativa” ressalta Neto Ribeiro.
Na Feira serão comercializados frutas, legumes e hortaliças orgânicas produzidos pelas agricultoras e agricultores da Coofape. Além de hortifruti, diversos empreendedores locais estarão vendendo alimentos, cosméticos e produtos de higiene pessoal sustentáveis.
Sobre sua participação no PJER e a criação da Cooperativa, Neto destaca que durante a formação empreendedora ele aprendeu a enxergar oportunidades, desafios e soluções para a agricultura familiar. “Acredito que organizando as cadeias produtivas em rede, vamos promover desenvolvimento local.
Participar da construção dessa Cooperativa é um desafio, pois temos muito trabalho e poucos mãos. Mas o importante já temos, um grupo querendo produzir e fortalecer a agricultura familiar. O apoio da Adel é importante e sempre foi uma inspiração para o empreendedorismo e desenvolvimento local”.