Instituto Solea é parceiro em novo projeto de desenvolvimento territorial

Visita a jovem empreendedora Sabrina Santos, moradora da comunidade rural Vila Bezerra, em São Luís do Curu/CE.

Essa semana, nossa Diretora de Programas, Aurigele Alves, esteve em campo com a Gerente de Projetos do Instituto Solea, Anna Del Mar. Após conhecer nosso Escritório de Gestão, em Fortaleza/CE, Anna seguiu para Pentecoste/CE, onde visitou nossa Sede e também jovens beneficiados pelo nosso Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER).

Esse ano, o Instituto Solea apoia duas turmas do PJER. As ações incluem dois públicos: jovens empreendedores que já participaram da formação básica do Programa e aqueles que já concluíram o Ensino Médio e desejam iniciar suas jornadas empreendedoras.

Aurigele Alves, nossa Diretora de Programas, Karoliny Viana, nossa Analista de Projetos, Anna Del Mar, Gerente de Projetos do Instituto Solea e Raquel Ferreira, nossa Coordenadora de Projetos da Adel, durante a visita ao nosso Escritório de Gestão, em Fortaleza/CE.

“É muito bacana tudo isso, eu pessoalmente, não tinha ainda visitado o Ceará e entrado mais para dentro do sertão, então foi muito importante conhecer aqui a dinâmica da região, o que funciona, o que não funciona e poder dialogar com os jovens, principalmente os jovens egressos do Programa, e entender qual foi o impacto na vida deles. Foi importante sentir e perceber o senso de protagonismo em todos eles, para além dessa parte do empreendedorismo, que é poder vê-los atuando como lideranças em suas comunidades e servindo como exemplos para outros jovens também seguirem essa linha”, afirma Anna Del Mar.

Buscamos, por meio dessa parceria, construir ações que possibilitem mais oportunidades para a juventude cearense e o desenvolvimento local sustentável dessa região. Segundo Aurigele Alves, essa agenda foi uma oportunidade de mostrar os resultados alcançados com essa valiosa parceria com o Instituto Solea. “Tivemos a chance de percorrer várias comunidades rurais, conhecer vários empreendedores e empreendedoras. Poder partilhar das nossas experiências e vivências, dos saberes e fazeres que têm sido protagonizados por essa juventude rural aqui no estado do Ceará”, destaca. 

Visita ao jovem empreendedor José Arildo, morador da comunidade Sítio Coqueiro no Assentamento Maceió, em Itapipoca/CE.

A Diretora reforça ainda as expectativas de poder contemplar mais jovens com o PJER e seguir impactando positivamente suas comunidades, gerando renda, protagonizando suas histórias, suas vidas e sendo referência positiva para outros jovens.

Há 14 anos, realizamos o PJER visando criar oportunidades para o desenvolvimento de empreendimentos por jovens empreendedores de comunidades rurais. Ao longo desses anos de atuação, o PJER já impactou cerca de 4 mil pessoas.

Nossa Parceria com o Solea

Desde 2022, iniciamos nossa relação com o Instituto Solea, ao ser aprovado via edital, nosso Projeto Jovens Protagonistas Rurais: Educação contextualizada para o desenvolvimento sustentável, uma proposta inovadora e interativa nas Escolas, que integra nosso Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER). Cerca de 100 estudantes e 20 professores de duas escolas públicas no Ceará: EEFM Adelino Alcântara Filho, em Croatá, São Gonçalo do Amarante/CE; e, EEMTI Tabelião José Ribeiro Guimarães, em Pentecoste/CE, foram beneficiados.

O Projeto buscou disseminar conteúdos relacionados à educação para o desenvolvimento sustentável, através da introdução de temas transversais em uma perspectiva de educação contextualizada, que aproxima a escola da realidade das comunidades rurais onde vivem seus estudantes, considerando o potencial que têm como protagonistas sociais e futuros empreendedores locais. Com destaque especial para a Agenda 2030 da ONU e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Compartilhar: