Essa semana, nossa Diretora de Programas, Aurigele Alves, esteve em campo com a Gerente de Projetos do Instituto Solea, Anna Del Mar. Após conhecer nosso Escritório de Gestão, em Fortaleza/CE, Anna seguiu para Pentecoste/CE, onde visitou nossa Sede e também jovens beneficiados pelo nosso Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER).
Esse ano, o Instituto Solea apoia duas turmas do PJER. As ações incluem dois públicos: jovens empreendedores que já participaram da formação básica do Programa e aqueles que já concluíram o Ensino Médio e desejam iniciar suas jornadas empreendedoras.
“É muito bacana tudo isso, eu pessoalmente, não tinha ainda visitado o Ceará e entrado mais para dentro do sertão, então foi muito importante conhecer aqui a dinâmica da região, o que funciona, o que não funciona e poder dialogar com os jovens, principalmente os jovens egressos do Programa, e entender qual foi o impacto na vida deles. Foi importante sentir e perceber o senso de protagonismo em todos eles, para além dessa parte do empreendedorismo, que é poder vê-los atuando como lideranças em suas comunidades e servindo como exemplos para outros jovens também seguirem essa linha”, afirma Anna Del Mar.
Buscamos, por meio dessa parceria, construir ações que possibilitem mais oportunidades para a juventude cearense e o desenvolvimento local sustentável dessa região. Segundo Aurigele Alves, essa agenda foi uma oportunidade de mostrar os resultados alcançados com essa valiosa parceria com o Instituto Solea. “Tivemos a chance de percorrer várias comunidades rurais, conhecer vários empreendedores e empreendedoras. Poder partilhar das nossas experiências e vivências, dos saberes e fazeres que têm sido protagonizados por essa juventude rural aqui no estado do Ceará”, destaca.
A Diretora reforça ainda as expectativas de poder contemplar mais jovens com o PJER e seguir impactando positivamente suas comunidades, gerando renda, protagonizando suas histórias, suas vidas e sendo referência positiva para outros jovens.
Há 14 anos, realizamos o PJER visando criar oportunidades para o desenvolvimento de empreendimentos por jovens empreendedores de comunidades rurais. Ao longo desses anos de atuação, o PJER já impactou cerca de 4 mil pessoas.
Nossa Parceria com o Solea
Desde 2022, iniciamos nossa relação com o Instituto Solea, ao ser aprovado via edital, nosso Projeto Jovens Protagonistas Rurais: Educação contextualizada para o desenvolvimento sustentável, uma proposta inovadora e interativa nas Escolas, que integra nosso Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER). Cerca de 100 estudantes e 20 professores de duas escolas públicas no Ceará: EEFM Adelino Alcântara Filho, em Croatá, São Gonçalo do Amarante/CE; e, EEMTI Tabelião José Ribeiro Guimarães, em Pentecoste/CE, foram beneficiados.
O Projeto buscou disseminar conteúdos relacionados à educação para o desenvolvimento sustentável, através da introdução de temas transversais em uma perspectiva de educação contextualizada, que aproxima a escola da realidade das comunidades rurais onde vivem seus estudantes, considerando o potencial que têm como protagonistas sociais e futuros empreendedores locais. Com destaque especial para a Agenda 2030 da ONU e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).