Fortalecimento da Fruticultura no Rio Grande do Norte

Nos dias 23 e 30 de junho, realizamos a oficina “Processamento, Boas Práticas de Fabricação e Rotulagem para Polpa de Frutas”, no Núcleo de Produtores e Cooperados situado na comunidade Paraíso, no município Bodó, no Rio Grande do Norte. Essa ação é realizada pelo Programa SER (Saúde, Educação e Renda) da Neoenergia, executado por nós no território.

A oficina teve como objetivo ampliar os conhecimentos sobre o processo tecnológico, práticas de fabricação adequadas, manuseio e demais etapas pertinentes a elaboração de polpa de frutas, como também sobre a rotulagem desses produtos.  O grupo de associados da comunidade se destaca por ser composto em sua maioria por mulheres. Elas são protagonistas na região e contribuem para o fortalecimento econômico local, por meio do trabalho exercido na Associação, na agricultura e demais tarefas em suas jornadas diárias. As participantes buscam estruturar melhor suas atividades, gerar mais renda e sustentabilidade para suas famílias.

Durante as atividades formativas, o grupo conheceu o fluxograma de produção da polpa de fruta, desde a recepção, pesagem das matérias-primas e seleção, até a etapa de congelamento e armazenamento. Foi explicada e demonstrada a importância de cada processo e análises que devem ser realizadas, especialmente a análise de Brix, onde cada fruta tem seu valor mínimo conforme legislação específica.

O encontro reforçou ainda as medidas referentes às Boas Práticas de Fabricação como condições higiênico-sanitárias das instalações, equipamentos, móveis e utensílios; controle da potabilidade da água; higiene e saúde dos manipuladores; manejo dos resíduos; manutenção preventiva e calibração de equipamentos; controle integrado de vetores e pragas urbanas; seleção das matérias-primas, ingredientes e embalagens; e programas de recolhimento de alimentos. Por último, foi apresentada a temática de rotulagem, mostrando as informações obrigatórias que devem estar contidas no rótulo e na tabela nutricional. 

Após repassado o conteúdo teórico, os participantes realizaram atividades para fixação do aprendizado, colocando em prática as etapas que devem ser seguidas pelos associados quando iniciarem suas atividades na indústria, como higienização das mãos e uso de EPI’s.

Durante os dois dias de oficinas frisou-se a relevância de seguir as normas sanitárias bem como as vantagens que o empreendimento e os associados terão ao adotar todas as medidas repassadas como redução de custos, aumento de produtividade, padronização, maior lucratividade, competitividade e expansão de mercado.

Essa ação despertou interação entre as famílias e o desejo de diversificar ainda mais a cadeia produtiva. Estamos bem felizes com essas ações e pela oportunidade de contribuir com o fortalecimento da agricultura familiar por meio do Programa SER.

Sobre o Programa SER

O Programa SER – Saúde, Educação e Renda é uma estratégia da Neoenergia, para contribuir com a melhoria da qualidade de vida nas comunidades de influência da empresa, próximas aos empreendimentos eólicos e de transmissão, gerando impactos sociais, econômicos, ambientais e educacionais positivos, destacando resultados e impactos em três eixos estratégicos: Saúde, Educação e Renda.

Há cerca de quatro anos, estamos lado a lado com a Neoenergia, executando ações do Programa SER, em dois estados do Nordeste brasileiro: Paraíba e Rio Grande do Norte. No estado potiguar, os projetos de impacto social são realizados nos municípios Bodó e Lagoa Nova e têm como propósito o desenvolvimento de capacidades de centenas de famílias, em sete comunidades rurais, a partir das vocações e potencialidades locais.

As comunidades atendidas em Bodó são Jatuarana, Paraíso e Bom Jardim. Já em Lagoa Nova, são Massangana, Baixa Verde, Canta Galo e Santa Rita. No eixo Renda, por exemplo, estamos trabalhando na implementação de tecnologias sociais para o desenvolvimento da agricultura familiar e no fortalecimento de arranjos produtivos locais.

Compartilhar: