Formação sobre Abordagem Cooperativa

Nos últimos meses, realizamos uma formação interna sobre o uso da Abordagem Metodológica da Aprendizagem Cooperativa, dividida em quatro encontros, com o objetivo de reforçar ainda mais a importância dessa abordagem para o desenvolvimento sustentável. Nossos colaboradores foram estimulados a utilizar a metodologia, ampliando suas percepções sobre o protagonismo e a cooperação que estão presentes no nosso cotidiano.

A Abordagem Cooperativa faz parte da gênese da nossa organização e utilizamos em todos os projetos que implementamos. O uso dessa metodologia permite que os jovens, as agricultoras e agricultores cooperem entre si para atingir um objetivo comum ou obter benefícios mútuos, como por exemplo, a gestão do uso da água em uma comunidade.

Raquel Ferreira, nossa Coordenadora de Programas, destaca: “Contar com uma equipe colaborativa é ter engajamento, parceria e fazer com que todos tenham voz dentro da instituição. Como facilitadora do processo, vejo que todos se engajaram e buscaram trocar experiências e conhecimento sobre a metodologia”.

Para Jeová Rafael, Agente de Relacionamento Local, a formação foi uma experiência enriquecedora com intenso aprendizado e partilha com a equipe. “O conhecimento adquirido será aplicado no trabalho com agricultores familiares, promovendo o desenvolvimento sustentável das comunidades. Agradeço por essa oportunidade de crescimento profissional”, reforça.

Abaixo estão algumas impressões de outros membros da nossa equipe:

“Participar desses momentos é de grande valia, por mais que muitos de nós já tenhamos tido contato com a metodologia da abordagem cooperativa. Essa troca de experiências com outros colaboradores de realidades diferentes foi ótima. Sempre é bom aprimorar e reavaliar o que estamos partilhando com nossos beneficiários, para que assim de forma eficaz e dinâmica, consigamos impactar vidas e fazer o desenvolvimento acontecer.” Fábia Oliveira, Assistente de Projetos.

“Os dias de formação interna foram bastantes proveitosos. Esse tipo de iniciativa é bastante importante, pois além de apresentar ao público interno a metodologia, alinha e capacita a equipe como agentes facilitadores do processo de aprendizagem dos beneficiários.” Edson Castro, Assistente Administrativo.

“Além de aprofundar nossos conhecimentos, foi possível estreitar a relação e a interação com as pessoas que trabalham conosco diariamente. Também foi uma oportunidade para darmos o nosso próprio conhecimento acerca da abordagem cooperativa, que é uma base super importante no nosso trabalho na Adel, tanto nos nossos projetos, quanto nos serviços que oferecemos.” Brunna Bastos, Analista Sênior de Desenvolvimento.

“Foi muito significativo aprender e participar de forma ativa na formação. Sentir a satisfação da equipe em saber que estamos colaborando para o desenvolvimento de outras pessoas. Vejo o quão gratificante é para os envolvidos saber que os conhecimentos compartilhados, contribui para o desenvolvimento local.” Náide Matos, Assistente Financeiro.

Compartilhar: