Expansão do PJER para novos territórios do Ceará

Esse ano, vamos expandir as ações do nosso Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER) para sete municípios cearenses: Canindé, Caridade e Paramoti, no Sertões de Canindé; e, Itapipoca, Trairi, Tururu e Uruburetama no território do Vale do Curu e Aracatiaçu. Contamos com o apoio do Instituto Localiza, por meio do Edital Juventude em Movimento.

O Programa vai apoiar sessenta (60) jovens que atuam como pequenos empreendedores em seus municípios ou desejam montar um negócio no meio rural. A ação busca contribuir para a inclusão socioprodutiva dos jovens rurais, por meio da criação de oportunidades e estratégias para geração de trabalho e renda, e, fortalecimento das cadeias produtivas locais. 

Ao ingressar no Programa, os jovens participam ao longo de quatro meses do Curso Empreendedorismo e Protagonismo Rural. O Curso reúne informações e ferramentas que auxiliarão os participantes na elaboração de seus Projetos de Negócio. Serão abordados temas como desenvolvimento local, educação financeira, estratégias de comercialização, comunicação, marketing, dentre outros.

“A iniciativa almeja ampliar as capacidades desses jovens e apoiá-los para que possam identificar oportunidades no cenário e potencialidades em si, formulando projetos de negócios rurais e, em seguida, iniciando e desenvolvendo esses empreendimentos de modo que tenham maior probabilidade de serem sustentáveis e efetivos na geração de renda para eles e para suas famílias”, reforça Aurigele Alves, nossa Diretora de Programas.

Após o Curso e com os Projetos de Negócios estruturados, os jovens podem submeter suas ideias de empreendimentos ao Fundo Veredas, nossa estratégia de microcrédito, que contará com investimento do Instituto Localiza.

Inscrições para o Programa

Podem se inscrever pessoas com idade entre 18 e 32 anos, que residam em algum dos municípios atendidos. Preferencialmente as que concluíram o Ensino Médio e desejam empreender e contribuir para o desenvolvimento local. A participação no PJER é gratuita, incluindo as inscrições para o Curso, que contará com aulas presenciais e online (formato híbrido).

Atuando por meio de uma abordagem integrada, o Programa trabalha as habilidades empreendedoras e estimula o protagonismo dos jovens rurais, promovendo a ampliação de capacidades por meio do acesso a conhecimento, crédito orientado, redes de cooperação e tecnologia. Esses componentes, que integram a nossa própria estratégia de atuação, são considerados indispensáveis para que os jovens possam criar ou aperfeiçoar seus projetos de negócios agrícolas e não-agrícolas nas comunidades onde vivem.

Veja a seguir o link de inscrição para cada território:

Formulário de inscrição municípios do Território Vale do Curu e Aracatiaçu (Itapipoca, Trairi, Uruburetama, Tururu), com inscrições até 26/03/23: https://forms.gle/xZ4zJEeAQ3MtBY7D8

Formulário de inscrição municípios do Território Sertões de Canindé (Canindé, Caridade, Paramoti), com inscrições até 26/03/23: https://forms.gle/Ybgwc1VyJsXfEug18

Sobre o PJER

Há mais de 10 anos, realizamos o Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER) visando criar oportunidades para o desenvolvimento de empreendimentos por jovens empreendedores de comunidades rurais em situação de vulnerabilidade socioeconômica, para que possam permanecer no meio rural, aproveitando seus talentos e suas vocações, como agentes do desenvolvimento local.

Ao longo desses anos de atuação, o PJER já beneficiou mais de 3 mil jovens de diversos municípios no estado do Ceará. Foi certificado como tecnologia social de referência pela Fundação Banco do Brasil e recebeu prêmios nacionais e internacionais pelos impactos alcançados.

Compartilhar: