Etapa formativa do Projeto Empreendedorismo de Jovens Rurais no Tocantins

Jovens durante a formação em Lajeado/TO

No último mês, iniciamos a formação do Projeto Empreendedorismo de Jovens Rurais, com a participação de 23 jovens de Lajeado e 18 de Miracema, no Tocantins. Em Lajeado, as ações acontecem na Escola Juscelino Kubitschek, localizada na comunidade Pedreira, zona rural do município. O espaço é uma extensão do Colégio Estadual Nossa Senhora da Providência. Já em Miracema, na Escola Estadual José Damasceno Vasconcelos. O Projeto é realizado por nós, com apoio do Instituto EDP, Investco e Prefeituras dos dois municípios. Em Lajeado, contamos ainda com o apoio da Secretaria de Juventude e Turismo e Secretaria de Educação Municipal.

O Projeto Empreendedorismo de Jovens Rurais busca contribuir para inclusão socioprodutiva dos jovens, a partir do desenvolvimento de suas capacidades empreendedoras e do apoio para criação e potencialização de oportunidades de geração de trabalho e renda em nível local.  A primeira etapa do projeto inclui o Curso Empreendedorismo e Gestão de Negócios Rurais composto por cinco (5) oficinas e sessões de mentoria coletiva e tutoria individual.

O Curso possui carga horária de 40h/aulas. Os conteúdos priorizam o contexto local, as oportunidades e tendências atuais, com ênfase na elaboração dos Projetos de Negócios dos jovens, a partir da realidade do local onde vivem. O Projeto tem sua abordagem pedagógica baseada na Aprendizagem Cooperativa, onde os participantes aprendem interagindo uns com os outros, com seus mentores e tutores em momentos de relacionamento objetivo e direto.

Para a jovem Gislane de Andrade, participar do Projeto é uma oportunidade para fortalecer seu trabalho na área da piscicultura. Ela já atua com sua família no ramo e deseja desenvolver seu empreendimento. “Eu estou adorando as aulas, está sendo de grande ensinamento e aprimoramento, não só para mim, mas para os jovens que estão participando aqui, é só gratidão pela oportunidade”, comemora.

Aurigele Alves, nossa Diretora de Programas, explica que o Projeto terá duas etapas. A primeira consiste na realização do Curso. Já a segunda será de assessorias e investimentos com o objetivo de viabilizar o empreendimento dos jovens. Ou seja, tirar a ideia do papel e ir para prática. Mas não sem analisar antes a sua viabilidade. A etapa está prevista para os meses de janeiro e fevereiro de 2024.

“Esperamos que juntos, possamos descobrir oportunidades para gerar valor localmente, seja através da qualificação da prática da agricultura para que seja competitiva o suficiente para comercialização direta de produtos ou através da criação de negócios nos ramos de comércio e serviços, que disponibilizem bens e serviços para segmentos da sociedade na região o que eles desejam ou até precisam”, reforça Aurigele.

O Projeto busca apresentar aos jovens dessas comunidades rurais, perspectivas positivas de desenvolvimento e uso na prática de suas competências, de seus talentos e de suas vocações, de modo a contribuir para criação de alternativas viáveis de trabalho e de geração de renda.

Compartilhar: