Encontro da Agricultura Familiar

Essa semana, realizamos na nossa sede, em Pentecoste/CE, uma roda de conversa com lideranças da região do Médio Curu e Aracatiaçu, para debatermos sobre os entraves para o processamento, beneficiamento e comercialização dos produtos da Agricultura Familiar.

Ao todo, 14 lideranças de associações, cooperativas, pequenos e médios empreendimentos, falaram sobre as principais dificuldades no processamento, certificação e venda dos produtos. O momento permitiu pensarmos juntos soluções para estes desafios.

Segundo o agricultor Francisco Julião, líder da Associação Comunitária de Carrapato, em Pentecoste, a região tem uma boa produção de mel e a comunidade possui selo de inspeção federal para o produto. Contudo, os fornecedores estão apresentando o preço de R$7,00 para compra de 1kg de mel, que não cobre os custos da produção.

Dona Auri, produtora orgânica de frutas e legumes do Assentamento Salgado, relatou sua experiência bem-sucedida de produção e certificação de produtos orgânicos. Contudo, por lei, seus produtos deveriam ser vendidos 30% mais caros que os produtos normais, no entanto, são vendidos para as compras governamentais pelo mesmo preço dos demais produtos, o que gera desestímulo à produção agroecológica e orgânica por parte dos produtores.

A expectativa é organizarmos um fórum permanente no território para debatermos sobre o desenvolvimento da Agricultura Familiar e ativar novas oportunidades para o desenvolvimento dos produtos locais.

Compartilhar: