Encerramento da campanha Mês da Mulher Adel 2023

Evilene Abreu, Diretora de Comunicação e Rizoleide Pinheiro, Agente de Relacionamento Local.

Ontem, 30, realizamos uma roda de conversa com todas as nossas colaboradoras, no nosso Escritório de Gestão em Fortaleza/CE. Uma oportunidade para unirmos todas as mulheres que hoje somam mais de 50% no quadro de membros da nossa organização. Além da roda de conversa, promovemos um encontro cultural com toda a equipe. O momento marca o encerramento da nossa campanha #ElasFazemADiferença, em referência ao Dia Internacional da Mulher, no dia 8 de março. A data reforça as lutas das mulheres em busca de igualdade.

Durante a roda de conversa, as participantes compartilharam um pouco de suas histórias de vida e lutas, seja na vida privada, no trabalho ou no meio acadêmico. Conversaram sobre as conquistas e as questões que precisam ser enfrentadas para alcançar a equidade de gênero dentro e fora da organização.

Aurigele Alves, Diretora de Programas.

“Eu, como cofundadora da Adel, estive em muitos momentos dentro da instituição onde eram duas ou três mulheres, então ter realizado esse encontro, reunindo 18 mulheres, foi muito significativo. Temos mais de 50% de mulheres hoje na organização e essa é uma conquista que precisamos celebrar. Temos ainda muitas outras lutas, mas momentos como estes são fundamentais para celebrarmos outras conquistas no futuro. Escutar as mulheres e suas provocações hoje, vai ampliar as nossas conquistas futuras. A gente precisa deixar esse legado para outras mulheres que virão” reforça Evilene Abreu, nossa Diretora de Comunicação.

Refletir sobre os direitos das mulheres e o quanto elas são protagonistas do desenvolvimento dos territórios rurais é o primeiro passo para derrubar barreiras e preconceitos.  Reiteramos o nosso compromisso com a equidade de gênero e com a construção de um mundo mais justo e seguro para todas as mulheres e meninas. Temos um longo caminho a percorrer, mas acreditamos que através da representatividade e empoderamento feminino, alcançaremos esse objetivo.

Contamos também com a colaboração de fornecedores que compartilham da nossa missão, e são frutos da ação de mulheres empreendedoras, como a Benzida Velas Artesanais, Os Melhores Drinks da Cidade e o Giardino Buffet, Negócio Social feito por mulheres que faz parte do Movimento Saúde Mental que atua no bairro Bom Jardim, em Fortaleza/CE. O Giardino serve buffets de alta qualidade com uma produção que sai direto das instalações da Escola de Gastronomia Autossustentável, que também é um dos espaços do Movimento Saúde Mental. Além disso, as mulheres do Giardino são beneficiadas com os serviços terapêuticos que o Movimento Saúde Mental realiza na sua Palhoça Terapêutica. Tivemos também a colaboração de Alexandre Almeida, um jovem músico, empreendedor e escritor de Pentecoste/CE, nossa cidade sede.

Sobre a campanha

Iniciamos no dia 8 de março a campanha #ElasFazemADiferança, com a participação de nossas colaboradoras e beneficiárias. Destacamos o poder de decisão das mulheres no mundo e como elas estão transformando os ambientes de trabalho, as organizações e suas comunidades.

A luta das mulheres é imprescindível para alcançarmos a equidade de gênero na nossa sociedade. Esperamos que as histórias e depoimentos partilhados na campanha possam inspirar outras mulheres a realizarem seus projetos de vida. 

Card lançamento campanha #ElasFazemADiferança.

Reconhecemos a contribuição e a liderança de todas as mulheres que diariamente colaboram com o desenvolvimento dos territórios onde atuamos, inspirando e sendo inspiradas por outras tantas mulheres fortes e resilientes que fazem parte da nossa história.

Nosso time de mulheres conhece de perto o contexto das comunidades onde atuamos e lutam junto com as mulheres rurais para que seus direitos sejam reconhecidos e que mais oportunidades possam ser alcançadas por todas. Nas comunidades rurais as barreiras são ainda maiores. Conquistar espaços longe do lar, dos filhos e das tarefas domésticas nem sempre é tranquilo para elas. Algumas mulheres até ocupam postos de liderança, mas na maioria das vezes, ainda são monopolizadas pelos homens.

O propósito principal da campanha é refletir sobre as lutas do universo feminino e celebrar a força de todas as mulheres brasileiras, em especial as que fazem parte da nossa comunidade institucional. Confira a campanha nas nossas redes sociais: https://www.instagram.com/p/Cp0tgLCNipK/

Confira mais conteúdo da campanha nas nossas redes sociais: https://www.instagram.com/p/CpnM33duIRF/

Protagonismo das mulheres rurais e acesso à água

No Semiárido, onde a distribuição de água sempre foi marcada pela desigualdade e escassez, a relação das mulheres com a água se confunde com as próprias histórias de vida.

Na comunidade Pau Ferro, no município Caetés, em Pernambuco, Dona Ediúza Zumira, ressalta que “sem água ninguém vive”. A agricultora conta que o acesso à água para consumo humano e produção de alimentos sempre foi escasso na região. “Comprava caminhão de água por 220 reais e não rendia nem um mês, pois tinha que aguar as plantas e também dar para os pequenos animais para não morrer de sede”, lamenta.

Card campanha com D. Ediúza Zumira em destaque.

O uso de soluções inovadoras para proporcionar o acesso a água de qualidade, bem como o reaproveitamento deste líquido tão necessário para o desenvolvimento local tem modificado a paisagem no Semiárido e suas trajetórias. 

Confira o vídeo com a fala da D. Ediúza e veja a importância da água pela ótica das mulheres rurais: https://www.instagram.com/p/CqHCT2RMU-o/

Compartilhar: