Empreendedorismo Rural no centro do Brasil

Nossa Diretora de Programas, Aurigele Alves, em reunião com a Secretária de Meio Ambiente, Lenizia Costa e com o Analista de Sustentabilidade do Instituto EDP, Rafael Bittar.

Esse ano, vamos iniciar o Projeto Empreendedorismo de Jovens Rurais, no centro do Brasil, no estado mais jovem da federação, o Tocantins.

Com uma área de mais de 277 mil quilômetros quadrados, o estado é conhecido por suas belezas naturais, tem a maior ilha fluvial do mundo e sua vegetação se funde em Cerrado e Amazônia.
Nossa atuação no Tocantins ocorre em Lajeado e Miracema, dois municípios em área direta de influência do Rio Tocantins, principal via fluvial do estado.

Miracema, em particular, é um município de referência na região, tendo sido a primeira capital tocantinense e se mantendo como um dos principais centros políticos e econômicos. No entanto, suas áreas rurais são compostas por comunidades que lidam cotidianamente com desafios bastante parecidos com aqueles vividos em outras regiões brasileiras, como o Semiárido nordestino.

Apesar destes municípios não serem considerados áridos ou semiáridos, há vastas áreas em que desafios naturais, climáticos e geofísicos, se impõem ao desenvolvimento da agricultura, especialmente da agricultura de base, de modalidade familiar, caracterizada por regime extensivo, sem uso de ferramentas, equipamentos e tecnologias mais modernas. As famílias convivem com irregularidade acentuada das chuvas e com o avanço da desertificação, fenômeno causado, além de outros fatores, pela crise climática e pelo aumento do desmatamento da vegetação nativa.

Muitos jovens não veem, na economia local, perspectivas para sua inclusão no mundo do trabalho. São orientados, desde cedo, a migrarem para centros urbanos e regiões economicamente mais atraentes do país. O PJER busca apresentar aos jovens dessas comunidades rurais, perspectivas positivas de desenvolvimento e uso na prática de suas competências, de seus talentos e de suas vocações, de modo a contribuir para criação de alternativas viáveis de trabalho e de geração de renda.

Compartilhar: