Desenvolvimento Sustentável na Bahia

Agricultores familiares de Guanambi e Pindaí/BA

Seguimos desenvolvendo projetos de inclusão produtiva e segurança hídrica em comunidades rurais na Bahia. Nos municípios Guanambi e Pindaí, já capacitamos mais de cinquenta pequenos agricultores e agricultoras, com o objetivo de promover impacto social e o desenvolvimento rural sustentável da região.

Promovemos capacitação com os produtores rurais sobre diversas temáticas, como associativismo e cooperativismo; horticultura e manejo agroecológico dos solos; adubos orgânicos; empreendedorismo; e, manejo de aves. Para ajudá-los a potencializar ainda mais a produção e venda de excedentes, foram realizadas diversas sessões de Assessoria Técnica e Extensão Rural (ATER), onde pudemos acompanhar de perto as famílias, que também foram beneficiadas com kits para o fortalecimento da agricultura na produção de aves.

Já nas comunidades Gitirana e Olhos D´água do Fagundes, situadas nos municípios baianos Ourolândia e Morro do Chapéu, respectivamente, desenvolvemos um Projeto de Segurança Hídrica com 25 famílias. Foram construídas 25 Cisternas de Placas com capacidade para armazenar, cada uma, até 16 mil litros de água. Ao todo, 85 moradores vão usufruir da água captada nos reservatórios.

Os moradores locais participaram de capacitações sobre a gestão dos recursos hídricos, onde buscamos o compartilhamento mútuo de conhecimentos e ferramentas necessárias para que compreendam a importância da água para a sociedade e para o meio em que vivem. Além da gestão adequada dos recursos hídricos, especificamente, para as Cisternas de Placas de 16 mil litros.

Janicássia Santos, beneficiada com uma Cisterna de Placa

De acordo com o nosso Coordenador de Projetos, Paulo Segundo, as Cisternas de Placas de 16 mil litros são uma Tecnologia Social que têm uma função fundamental de armazenar água de chuva para o consumo e cozimento de alimentos pelas famílias do Semiárido. “Nas regiões onde chegamos na Bahia, muitas famílias ainda não tiveram acesso à tecnologia e com isso, enfrentam muitas dificuldades para ter acesso a água potável para seu consumo, dessa forma, a construção das cisternas está sendo fundamental para mudar essa realidade”, reforça. Ao armazenarem a água no período chuvoso, as famílias têm a garantia de uma melhor qualidade de vida e segurança alimentar, já que elas podem também construir quintais produtivos.

Compartilhar: