Cultura Digital nas Escolas

Participantes da oficina Letramento digital, tecnologias educacionais e o uso de Ambientes Virtuais de Aprendizagem, realizada na escola EEIF Francisco Nemesio Cordeiro em Tianguá/CE.

O Projeto Protagonismo e Cultura Digital na Escola, iniciativa do Programa Echosocial Ventos que Transformam, da Echoenergia, com coordenação técnica da nossa equipe, busca fomentar o uso de tecnologia em sala de aula com 60 professores da rede pública de ensino de três estados do Nordeste: Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco.

A primeira ação do Projeto, iniciado em 2022, foi a realização de um Diagnóstico Situacional sobre o nível de adoção das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) nas escolas. De acordo com os dados levantados, os equipamentos tecnológicos e o acesso à internet das escolas ainda não são suficientes para atender o número de estudantes matriculados. É preciso ainda investimento em novos equipamentos e em formação para que estudantes e professores possam se familiarizar com as TICs.

Segundo Thamara Gomes, Analista de Impacto Social da Echoenergia, a empresa tem o compromisso de contribuir para o desenvolvimento das comunidades vizinhas aos seus parques. “Elegemos a educação como um de nossos pilares de atuação social, pois acreditamos que esse é um caminho efetivo para promover ações transformadoras dos territórios que apoiamos”, reforça.

Formação com Professores

Após o Diagnóstico, iniciamos a formação continuada com os professores. Serão 20 beneficiados em cada estado. O Curso é composto por 4 módulos que somam 80 horas/aula, incluindo temas como Cooperação, protagonismo e as competências socioemocionais e sua importância para o desenvolvimento da aprendizagem; conceitos e noções básicos de informática e as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs); e, Educação midiática contextualizada para Cidadania Digital.

Participantes da oficina Letramento digital, tecnologias educacionais e o uso de Ambientes Virtuais de Aprendizagem, realizada na escola EEIF Francisco Nemesio Cordeiro em Tianguá/CE.

Uma das oficinas já realizadas tratou sobre “Letramento digital, tecnologias educacionais e o uso de Ambientes Virtuais de Aprendizagem”. Neste encontro, refletimos sobre o uso das tecnologias no cotidiano e o quanto a transformação digital está presente na sala de aula. A Organização das Nações Unidas (ONU) entendeu, em 2011, que pela natureza “transformadora e única” da internet, o acesso à rede favorece o progresso da sociedade, permite que os usuários exerçam o direito de opinião e expressão e deve, portanto, ser garantido como direito humano básico, ao lado de outros que protegem a liberdade e a dignidade.

As oportunidades que este novo mundo descortinou são extraordinárias. Mas nem sempre os educadores, os estudantes e a sociedade em geral sabem buscar conhecimento e usufruir bem das ferramentas que as novas tecnologias da comunicação e o mundo digital proporcionam.

A Diretora da EEIF Francisco Nemesio Cordeiro, Bruna Silva, beneficiada pelo projeto, acredita que as atividades do Projeto vão contribuir com a inclusão digital de jovens e educadores possibilitando uma melhoria da qualidade do ensino público. “Nós estamos muito gratas por ter acesso a esse curso, porque além da teoria, estamos discutindo e pensando a melhor forma de colocar em prática os novos conhecimentos, as novas metodologias. Vamos poder trabalhar de forma mais assertiva o letramento digital tanto do corpo docente, quanto dos nossos estudantes”, reforça.

Participantes da oficina Letramento digital, tecnologias educacionais e o uso de Ambientes Virtuais de Aprendizagem, realizada na escola EEIF Francisco Nemesio Cordeiro em Tianguá/CE.

O Projeto ainda inclui a realização de sessões de mentorias em cada Escola para aprofundarmos as temáticas trabalhadas.

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