Crédito orientado fortalece e transforma a vida de jovens rurais

Fábia Oliveira, Assistente de Projetos Adel e a jovem empreendedora, Beatriz Barbosa.

Cerca de vinte (20) jovens que participaram, em 2023, do Curso Empreendedorismo e Protagonismo Rural do nosso Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER) nos territórios Sertões de Canindé e Vale do Curu e Aracatiaçu, no Ceará, acessaram linhas de crédito do Fundo Veredas, nossa estratégia de microcrédito desenvolvida há doze (12) anos que tem contribuído significativamente para fortalecer o empreendedorismo e o protagonismo de jovens em comunidades rurais.

Atualmente, o Fundo Veredas é exclusivo para jovens empreendedores rurais que fazem parte do PJER. Com o apoio do Instituto Localiza, por meio do Edital Juventude em Movimento, investimos neste mês um total de 28 mil reais em crédito orientado, beneficiando a implantação de projetos na área da beleza, como salões, estúdio de unhas e cílios; venda de roupas, perfumaria e variedades; gráfica; produção e venda de ovos, hortaliças, suínos e peixes.

Para Beatriz Barbosa, 26, que reside na comunidade rural Barra do Córrego, em Itapipoca/CE, o recurso veio em boa hora. Ela vai investir na compra de materiais para realizar os serviços prestados. “Eu trabalho na área da beleza, faço maquiagem, penteado, design de sobrancelha, depilação, micropigmentação. Com o acesso ao crédito vou conseguir ampliar meu empreendimento e seguir realizando um trabalho que eu gosto”, comemora.

Já para Mateus Gomes, 23, que mora no Assentamento Santa Ana da Cal, situado a 23 km da sede do município de Canindé/CE, o crédito servirá para ampliar suas ações na agricultura familiar. Com o recurso, o jovem pretende investir em piscicultura, pois já avaliou a viabilidade de produzir de forma integrada, peixes e hortaliças. A proposta do PJER é promover a autonomia econômica e social das juventudes rurais de base familiar, por meio do apoio ao desenvolvimento de empreendimentos agrícolas e não agrícolas no meio rural.

“Pretendo reformar o tanque que já tenho no meu quintal produtivo, perto da minha casa. A formação e o acesso ao crédito vão me permitir ampliar o meu negócio de forma mais segura, com bastante conhecimento. Além do recurso financeiro, eu tive todo um processo de mentoria para isso ocorrer da maneira certa, com uma administração bem feita”, reforça Mateus.

Jovem agricultor, Mateus Gomes.

Sobre nosso Programa com jovens

Há 15 anos, realizamos o nosso Programa com jovens – o PJER e buscamos mitigar o cenário de crescente e alarmante desemprego e migração de jovens das comunidades rurais por meio do empreendedorismo e do protagonismo social. Trata-se de um processo de desenvolvimento de capacidades com jovens rurais para que eles possam iniciar e/ou desenvolver um projeto de negócio aproveitando as potencialidades existentes e os recursos disponíveis na própria comunidade.

O acesso ao crédito, por meio do Fundo Veredas, é um dos componentes do Programa, que inclui ainda o acesso a conhecimento, redes e tecnologias. Hoje o Fundo Veredas já beneficiou mais de 200 jovens empreendedores. Já são mais de 700 mil reais concedidos em empréstimos com condições facilitadas, levando em conta o contexto dos jovens rurais e a viabilidade de seus negócios. 

“O PJER cria oportunidades para a juventude rural empreender, propiciando condições também para a geração de emprego e renda, a partir da implementação de pequenos negócios em comunidades rurais. Para ampliar as capacidades empreendedoras dos jovens, o conhecimento por si só, não é suficiente. O acesso ao crédito também é fundamental, e por isso criamos o Fundo Veredas a fim de viabilizar para os jovens atendidos pelo Programa crédito para eles investirem em seus projetos”, explica Aurigele Alves, nossa Diretora de Programas.

Nossa perspectiva é que cada vez mais jovens empreendedores rurais possam acessar o crédito e contribuir com o desenvolvimento sustentável de suas comunidades. O empreendedorismo é uma alternativa valiosa e repleta de oportunidades. 

Compartilhar: