Costura e protagonismo feminino no meio rural

No município de Trairi/CE, realizamos ações de inclusão produtiva nas comunidades Curimãs e Barrinha do Norte, por meio do Programa AES Brasil Gera+, da AES Brasil. Em Barrinha do Norte, as ações buscam potencializar a mini-indústria de corte e costura local. 15 mulheres estão sendo capacitadas, por meio de oficinas formativas e assessorias técnicas e gerenciais, para produzirem novas peças e se consolidarem no mercado. 

No último sábado, 9, realizamos na comunidade uma oficina sobre corte e costura e uma roda de conversa sobre protagonismo feminino, com a participação de Danyella Gomes, empreendedora do setor de moda do município de Apuiarés/CE e proprietário do Ateliê da Dany.

Conduzido pela nossa Diretora de Programas, Aurigele Alves, o encontro buscou motivar as costureiras locais. Danyella falou sobre a experiência do seu ateliê, um modelo de negócio que presta serviços para marcas já consolidadas no mercado. Segundo Danny, isso possibilita a grupos com poucas costureiras, como o de Barrinha, fazer um gerenciamento mais fácil do empreendimento, uma vez que não executam toda a cadeia produtiva do setor.

Para Edileuza Passos, 49, costureira, agricultora e liderança comunitária, o projeto é muito importante para a comunidade e encontros como esse só fortalecem o grupo.

“Eu sempre tive muito amor pela costura, tanto que mesmo trabalhando em outras atividades, nunca deixei de me dedicar às oficinas de corte e costura. Momentos como esse são ricos para o nosso sonho coletivo, que é ver o projeto crescer e ganhar espaço para ser um local gerador de trabalho e renda local, assim como o empreendimento de Danyella no seu município”, reforça.

A ocasião também foi uma oportunidade para celebrar o Dia Internacional das Mulheres e destacar o protagonismo e a presença delas no meio rural. O grupo exerce um papel indispensável na economia local, contribuindo diretamente para a segurança alimentar, crescimento econômico e bem-estar social.

Sobre o projeto

Há mais de dois anos, estamos executando projetos do Programa AES Brasil Gera+, da AES Brasil, em três estados do Nordeste: Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte. O objetivo do programa é promover impacto positivo, com base em quatro pilares: proteção de direitos, educação, inclusão produtiva, empreendedorismo e segurança hídrica.

O projeto se insere na estratégia de desenvolvimento de capacidades com as comunidades do entorno do Complexo Eólico Mandacaru, uma forma de contribuir para a inclusão socioprodutiva. A reativação da mini-indústria de corte e costura também promove oportunidades para geração de trabalho e renda. A expectativa é que as famílias beneficiadas com essas ações de Inclusão Produtiva possam melhorar suas condições de vida.

Compartilhar: