Cooperativa Caroá

A Caroá é a primeira cooperativa de jovens na região do Vale do Curu, que surgiu a partir da mobilização de mais de vinte agricultores e agricultoras beneficiados pelo nosso Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER). Esses jovens filhos de agricultores e agricultoras, pescadores e pequenos comerciantes, uniram as forças e os desafios e começaram a pensar meios para comercializarem seus produtos orgânicos, provenientes da agricultura familiar.

Um dos objetivos da Cooperativa Caroá é dar ao jovem do campo a oportunidade de fazer uma escolha, a de permanecer. Com o trabalho que têm realizado, a Caroá mostra aos jovens do semiárido nordestino que é possível viver em suas comunidades com qualidade de vida através do trabalho agrícola. Além disso, as ações da Cooperativa têm um forte impacto na sucessão rural e na sustentabilidade da agricultura familiar.

Gerida por três jovens – Rayssa Duarte, Vitor Esteves e José Wirton, a Cooperativa Caroá atua seguindo princípios agroecológicos e éticos na produção, incentivando a alimentação saudável, a sustentabilidade, o comércio justo, a economia solidária e o protagonismo de mulheres e jovens rurais que acreditam no potencial local.

Vitor Esteves, Diretor Executivo, acredita que a Cooperativa surgiu para somar esforços.  “Passamos dois anos planejando a Cooperativa Caroá, a ideia dessa união surgiu ainda no Programa Jovem Empreendedor Rural, visando o beneficiamento mútuo de nossos membros por meio dessa união de esforços para venda de produtos, compra de insumos e capacitação. Além de tudo isso, tem a troca de experiência entre os associados e a criação de uma rede de negócios interna que só fortalece ainda mais a nossa missão”, enfatiza.

Após o sucesso de vendas nas feiras livres e também da Feira Caroá em casa, em 2022, os jovens conseguiram abrir a loja da Feira Caroá em Fortaleza, capital do Ceará, onde é possível encontrar os produtos orgânicos e conectar quem produz com quem come. A loja fica na Av Desembargador Moreira 2617.
Visite o instagram: @feiracaroa