Chegamos à região da Serra da Borborema na Paraíba

Esse ano, nossas ações chegaram à região da Serra da Borborema, no estado paraibano. Nesse novo território, estamos realizando a gestão de um Projeto de Responsabilidade Social e executando também um Programa de Comunicação Social para uma empresa do setor de energias renováveis.

Nossas atividades abrangem os municípios Areial e Pocinhos, em 10 comunidades rurais, onde residem cerca de 360 famílias. Por ser uma região do Semiárido, essas famílias precisam conviver com diversos desafios diariamente, relacionados sobretudo, à segurança hídrica e alimentar.

O território é formado por pequenas e médias comunidades rurais, organizadas por famílias que vivem em pequenas propriedades, onde praticam a agricultura familiar. São comunidades em situação de vulnerabilidade socioeconômica e ambiental, onde as famílias locais vivenciam práticas inovadoras, criativas e de baixo custo, além da cooperação e colaboração mútua, em âmbito comunitário, para o desenvolvimento e sustentabilidade de suas atividades, garantindo a segurança hídrica, alimentar e permitindo o crescimento e aprimoramento de oportunidades que existem no âmbito local.

Buscamos implementar ações que se mostrem relevantes para esse território, respeitando as características, vocações, potencialidades, demandas e necessidades locais. A iniciativa prevê investimento social em cinco eixos temáticos prioritários que estão estrategicamente interligados: Eixo 1 Segurança Hídrica: inclui ações e estratégias para garantir o acesso à água potável e promover o uso sustentável dos recursos hídricos nas comunidades;  Eixo 2 Inclusão Socioprodutiva e Segurança Alimentar: visa promover a inclusão social e econômica das comunidades, por meio do fortalecimento de suas capacidades produtivas e do acesso a alimentos saudáveis e nutritivos; Eixo 3 Fortalecimento Comunitário: visa capacitar e engajar as comunidades para que elas se tornem mais autônomas, solidárias e participativas na busca por soluções para os desafios que enfrentam; Eixo 4 Gênero: ações com temas que se relacionam ao empoderamento e participação ativa das mulheres, considerando as questões de gênero e a promoção da igualdade de oportunidades; Eixo 5 Protagonismo Juvenil: consiste em capacitar os jovens para assumirem um papel ativo na sociedade, promovendo sua participação e liderança em iniciativas comunitárias.

Já o Programa de Comunicação Social consiste em uma estratégia de construção, fortalecimento e gestão de relacionamentos com as comunidades e com stakeholders nas Áreas de Influência dos empreendimentos, para dar transparência, visibilidades e garantir o direito das populações locais a informações e saberes sobre tais empreendimentos e as formas como interagem com elas, os meios em que vivem e as práticas que compõem os seus modos de vida.

Já realizamos rodas de conversas com 92 moradores e moradoras locais, por meio de encontros que foram divididos por polos centrais de acordos com a proximidade das comunidades. Nos encontros foi apresentado o conceito de energias renováveis, discutimos o funcionamento de um parque eólico e geração de energia, além de apresentar o projeto Eólico na Serra da Borborema.

Ao final, os atores locais puderam sanar diversas dúvidas, trazendo questionamentos sobre diversos temas, como ruídos, início das obras, oferta de empregos, rachaduras e impactos nas casas e estradas, questões fundiárias de arrendamento, poeira e impacto na saúde.

Para Jefferson da Cunha, jovem morador da comunidade de Lagoa Salgada, Pocinhos/PB, foi “muito positivo a empresa vir antes da construção do empreendimento, para esclarecer nossas dúvidas”. Os encontros com as comunidades foram de fundamental importância para o fortalecimento dos vínculos e diálogo entre os atores locais.

Já realizamos também Diagnósticos Socioambientais Participativos com as comunidades, para entendermos a realidade e as principais demandas locais.

Compartilhar: