Diagnóstico Socioambiental de comunidades rurais no Ceará
Realizamos no entorno do Complexo Eólico Mandacaru, da AES Brasil, nos municípios de Trairi e Amontada, no estado do Ceará, um estudo situacional da região. O diagnóstico integrou o mapeamento de stakeholders e a caracterização social, econômica e ambiental do território.
Cerca de 300 pessoas de doze comunidades rurais, incluindo agricultoras, agricultores e lideranças locais foram entrevistadas para que pudéssemos entender a dinâmica local e indicar as estratégias de impacto social que poderiam atender aos anseios dos moradores.
A população dessas localidades apresenta, de maneira geral, ocupação econômica associada primordialmente à agricultura de subsistência, realizada de forma rudimentar (não mecanizada), à pesca artesanal e à criação de animais. Algumas comunidades se destacam também pelo turismo e o artesanato.
O trabalho de escuta e reconhecimento da realidade desses territórios, abriu espaço para o diálogo e uma relação de cordialidade com as comunidades. Por meio do Diagnóstico, coletamos informações para subsidiar o plano de ação do projeto socioambiental definido pela AES Brasil.
O conhecimento e as informações qualificadas sobre as comunidades foram a base para a construção de projetos socioambientais que possam contribuir para o desenvolvimento sustentável do território, gerando impactos positivos para todas as pessoas envolvidas.
Resumo do Projeto
Eixo do Projeto: Diagnóstico Socioeconômico, mapeamento de stakeholders e elaboração de projeto de intervenção.
Local: Ceará
Período: 2022
Parceiro: AES Brasil
Abrangência: Dois municípios (Amontada e Trairi) e 12 comunidades (Barrinha do Norte, Cana-Brava, Carrapicho, Cotese, Criancó, Curimãs, Guajiru, Lagoa de Dentro, Manguinho, Peixinho, Pernambuquinho e Timbaúba)
Objetivo: Minimizar conflitos no território e estabelecer uma relação harmônica entre os moradores, as comunidades e o empreendimento.
Resultados
Estudo Situacional do Território
Estudo Situacional do Território
Mapeamento dos desafios e potencialidades locais