Bovinocultores são beneficiados com Unidades de Referência para fortalecer a cadeia produtiva no Ceará

Nos dias 26 e 28 de abril de 2022 realizamos os eventos de inauguração de duas Unidades de Referência de Bovinocultura Leiteira em dois territórios do Ceará (Médio e Baixo Jaguaribe e na região de Sobral), uma ação do Projeto Estruturação da Cadeia Produtiva do Leite que realizamos em parceria com o Banco do Nordeste do Brasil (BNB), por meio do Programa de Desenvolvimento Territorial (PRODETER). O encontro também marcou o encerramento do Projeto.

O primeiro evento de inauguração aconteceu na própria Unidade de Referência de Bovinocultura Leiteira, localizada no Sítio São Bento, em São João do Jaguaribe, Ceará. A inauguração da segunda unidade aconteceu no Assentamento Tanques, no município de Santana do Acaraú, região metropolitana de Sobral.

Contamos com mais de 100 participantes nas duas ocasiões. Além da nossa equipe, estiveram representantes do BNB, das associações e secretarias locais e bovinocultores (as) dos nove municípios atendidos de ambos os territórios. Apresentamos para os participantes, durante as duas ocasiões, o percurso trilhado na execução do Projeto Estruturação da Cadeia Produtiva do Leite nos territórios rurais de Sobral e de Baixo e Médio Jaguaribe. Compartilhamos também os principais resultados conquistados durante a execução da iniciativa.

Umas das últimas ações realizadas foram minicursos sobre temas cruciais para o desenvolvimento dessa cadeia produtiva. Tendo grande destaque o minicurso Produção de Volumosos, Manejo de Pastagem e Reserva Alimentar Estratégica, que além da nossa parceria com BNB, contou com a colaboração do IFCE (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará) e UFC (Universidade Federal do Ceará), por meio do Núcleo de Ensino e Estudos em Forragicultura (NEEF) do Centro de Ciências Agrárias (CCA).

Para Adriano Ferreira, 37, produtor de leite beneficiado pelo Projeto no município Miraíma (CE), a iniciativa possibilitou acesso a novos conhecimentos e tecnologias. “Esse projeto da Adel e BNB nos oportunizou com conhecimentos, capacitações e intercâmbios que vieram para melhorar nosso desenvolvimento, focado na bovinocultura leiteira. Também tivemos acesso a novas tecnologias, ferramentas, como a ensiladeira, que irão nos ajudar ainda mais nas nossas produções”, afirma o também agricultor.

“Quero muito parabenizar e agradecer a Adel por essa parceria com o Banco do Nordeste, especificamente nos dois primeiros territórios do PRODETER aqui no Ceará. A Adel chegou para somar pelo seu trabalho, pelo seu comprometimento e disponibilidade para com os produtores do campo”, afirma Jeania Gomes, Gerente Executiva Estadual do BNB.

Jeania Gomes, Gerente Executiva Estadual do BNB, em pé durante sua fala.

Sobre o Projeto

O Projeto contemplou uma série de ações de capacitação, assessoria técnica, gerencial e difusão de tecnologias e soluções social, ambiental, técnica e economicamente viáveis para promover a estruturação da cadeia produtiva de leite nos territórios rurais de Sobral e Baixo e Médio Jaguaribe.

A iniciativa, que começou em 2019, seguiu com capacitações este ano. Ela possibilitou o aumento da produtividade e da rentabilidade na atividade de bovinocultura do leite. Foram quase 50 comunidades beneficiadas, de 9 municípios dos dois territórios. Finalizamos a ação com 157 Planos de Negócios elaborados, 38 minicursos realizados e mais de 500 horas de assessoria técnica.

Compartilhar: