“Bate-papo Adel” refletiu sobre nosso compromisso com os ODS

Gláucio Gomes, nosso Diretor de Desenvolvimento, fala sobre os ODS no primeiro Bate-papo Adel

No dia 15 de maio, realizamos nosso primeiro “Bate-papo Adel”, um momento para reunirmos nossa comunidade institucional e dialogarmos sobre nosso compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a Agenda 2030.

O encontro ocorreu em formato híbrido, proporcionando a participação de todos os nossos colaboradores. Gláucio Gomes, nosso Diretor de Desenvolvimento, conduziu o debate e apresentou como nossas ações e projetos interagem com a matriz dos ODS. Gláucio destacou a importância do tema e lembrou que a educação e a comunicação sempre foram ferramentas-chaves no nosso trabalho e em qualquer estratégia de desenvolvimento.

“Nós surgimos (Adel) no seio do Pacto Global e a forma como trabalhamos com os ODS está pautada na maneira como atuamos desde quando a organização foi criada. Sempre buscando pensar global e agir localmente. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, a plataforma, tem funcionado como um farol ético e faz parte da nossa essência”.

Equipe reunida no Escritório de Gestão, Fortaleza/CE

Gláucio ainda ressaltou que todos os nossos projetos e programas são orientados por uma Teoria de Mudança que foi construída considerando o desenvolvimento local sustentável como um processo ecossistêmico em um território. “Usamos indicadores para medir e monitorar seus resultados diretos e indiretos dialogando com métricas que fazem parte do ODS em campos como erradicação da pobreza, acesso à água e saneamento rural, combate à desigualdade social e econômica, igualdade de gênero e outros”.

Nossa atuação é transversal a diversos ODS. Dessa forma, diferentes programas, projetos e ações que realizamos geram impactos em diversos campos do cotidiano dos territórios: em dinâmicas de trabalho e renda; nas cadeias produtivas e de valor locais; na inclusão socioprodutiva de jovens, mulheres e outros grupos em situação crítica de vulnerabilidade; na educação ambiental contextualizada para convivência sustentável com o Semiárido; na educação básica, como um todo; em segurança hídrica, saneamento rural e na geração de melhorias nas condições de saúde coletiva para as populações rurais; na conservação do meio ambiente; na articulação de governos e da sociedade civil organizada para qualificar a governança local, dentre outras frentes de impacto.

O encontro ocorreu em formato híbrido

Realizar momentos como estes com os colaboradores é fundamental para fortalecer a organização, alinhar os nossos conceitos e ideias, bem como refletirmos como as nossas atividades estão impactando no dia a dia os territórios onde atuamos. Para José Neto, Assistente Administrativo, que atua no Núcleo do Rio Grande do Norte, o evento proporcionou muitas aprendizagens. “Participar do bate-papo promovido pela instituição, com certeza foi um grande momento de crescimento pelo tema e a forma como foi conduzido. É gratificante fazer parte de uma instituição que carrega em seu DNA, tudo aquilo que foi apresentado e discutido no evento”, relatou.

O “Bate-papo Adel” terá edições mensais e os próprios colaboradores indicam os temas que gostariam de debater. O próximo encontro vai acontecer dia 26/6, às 10h, em formato online. Desta vez, o tema será Letramento de Gênero, tema imprescindível para a formação da nossa equipe.

Compartilhar: