Agricultor familiar aposta na meliponicultura para diversificar sua produção

Francisco de Assis Gomes, 38, reside na comunidade de Monte Alverne, Apuiarés/CE. É o filho mais jovem de três irmãos, do Sr. Geremias Gomes e da D. Vera Lucia. Didi, como gosta de ser chamado, sempre gostou de morar no campo e desenvolver atividades agrícolas na comunidade onde cresceu. Além da agricultura, desenvolve ovinocultura, bovinocultura e a criação de abelhas com e sem ferrão.

Desde muito jovem, Didi ajudava os pais nas atividades agrícolas e na gestão da propriedade familiar. Ele conta que sua principal paixão é a meliponicultora, a criação de abelhas sem ferrão, que se tornou umas das atividades mais rentáveis da sua propriedade. “Sou empreendedor, agricultor e atualmente tenho uma produção de abelhas com e sem ferrão, onde eu produzo as colônias, mel e derivados. Elas são uma das principais fontes de renda para minha família. Tudo que faço aqui colabora para a minha permanência no campo. Tenho vários apoios para executar essas atividades, um deles é a Adel, que além de formação, conhecimento, oferece assistência quando precisamos”, reforça. 

Em 2012, Didi decidiu fazer alguns cursos e buscar novos conhecimentos para fortalecer ainda mais o seu trabalho e sua atuação na comunidade. Foi aí que ele participou da Formação Empreendedora do nosso Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER), e logo viu oportunidades de diversificar a produção familiar. “Enxerguei outras oportunidades na minha comunidade através do curso, pude trazer novas técnicas de manejo para as atividades do campo e outros conhecimentos humanos para aplicar nas ações sociais da comunidade”, relata.

A partir da formação implantou na propriedade a criação de abelhas nativas sem ferrão. Juntamente com outros jovens locais, participaram de um curso sobre meliponicultura da Rede Néctar do Sertão e decidiram investir na atividade. Didi iniciou com dois enxames de jandaíras e atualmente conta com mais de trinta. É um dos coordenadores do grupo de produtores e jovens da comunidade Monte Alverne.

Desde cedo Didi exerceu um papel protagonista no território, ingressou no grupo local de jovens. Em seguida, começou a promover atividades para unir a comunidade, desde a realização de campanhas para arrecadar alimentos para doação, quanto para incentivar os jovens a permanecerem no campo.

Compartilhar: