Iniciamos neste mês as atividades presenciais do Projeto Jovens Protagonistas Rurais: Educação contextualizada para o desenvolvimento sustentável, com o apoio do Instituto Solea. Realizado em duas escolas rurais no Ceará, o Projeto trabalha com gestores escolares, professores e estudantes com a perspectiva de educação contextualizada para o desenvolvimento sustentável, aproximando a escola da realidade dos estudantes e considerando o potencial que têm como protagonistas sociais e futuros empreendedores locais.
Nessa etapa do Projeto, acontecem os encontros formativos com docentes e gestores das duas instituições de ensino localizadas em Pentecoste e São Gonçalo do Amarante: EEMTI Tabelião José Ribeiro Guimarães e EEFM Adelino Alcântara Filho, respectivamente.
Alternando entre as duas escolas atendidas, o primeiro encontro aconteceu na Escola Adelino Alcântara e contou com a presença de 16 profissionais das duas instituições, entre professores, diretores e gestores. A temática abordada foi Educação contextualizada e os Temas Contemporâneos Transversais.
Para Maely Alves, 32, Professora da EEFM Adelino Alcântara Filho, o projeto tem sido bastante interessante. “É uma forma da gente motivar os estudantes a quererem se desenvolver, como pessoas e como profissionais. Nos mostra que com pequenas ações a gente pode contribuir para a transformação do ensino”, reforça.
Os educadores participam nas próximas semanas de mais 4 encontros focados em: Tecnologias Aplicadas à Educação; Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e Agenda 2030; Incentivo ao Empreendedorismo, Protagonismo Social e Cidadania; e, Abordagem Pedagógica da Aprendizagem Cooperativa.
“Assim que eu conheci o Projeto eu fiquei bem curioso, por se tratar de educação contextualizada já me chamou a atenção. E a outra questão é a sustentabilidade, trabalhar com um aluno lá na escola e saber que aquilo que ele aprendeu pode retornar para a própria comunidade”, destaca Adailson Albuquerque, 43, Diretor da EEMTI Tabelião José Ribeiro Guimarães.
Buscamos por meio deste projeto, contribuir com a redução do abandono escolar e colaborar com a construção de projetos de vida pela juventude em suas comunidades.