Na última semana, a Adel (Agência de Desenvolvimento Econômico Local) e o Instituto Lina Galvani (ILG) iniciaram as atividades do projeto Juventude.com. Seguindo todos os protocolos de saúde e segurança, foi realizada a abertura do Curso Protagonismo e Cultura Digital, na Casa de Diálogo, sede da Associação Rede Social de Angico dos Dias, em Campo Alegre de Lourdes, na Bahia.
Além dos 25 jovens locais selecionados, estiveram presentes o Diretor Executivo da Adel, Adriano Batista, a Diretora de Programas da organização, Aurigele Alves; Ricardo Mastroti, Diretor Executivo do ILG, Marcos Reis, Supervisor de Responsabilidade Social ILG e Jennifer França, Analista de Responsabilidade Social ILG.
Os jovens receberam kits com camisas, cadernos, canetas e ainda o livro Todxs Podem Empreender, publicado pela Adel e que apresenta os primeiros passos para uma jornada empreendedora, que servirá também como instrumento de estudo durante o Curso. Eles participaram ainda de momentos formativos sobre Cidadania, Protagonismo e Liderança e, sobre Comunidade, Juventude e Projeto de Vida.
“Visualizamos que por meio do Curso, esses jovens conseguirão identificar potencialidades no território para sua atuação como protagonistas sociais. É importantíssimo gerar oportunidades de ampliação de capacidades para a juventude. Pensar em condições que conectem, engajem e estimulem os jovens a protagonizarem histórias diversas na comunidade, é uma honra fazer parte desse processo”, ressalta Aurigele Alves.
Para Marcos Reis, Supervisor de Responsabilidade Social do ILG, foi emocionante e bastante satisfatório participar de um momento presencial com a equipe e os jovens. “O ILG ficou muito feliz com o início do projeto Juventude.com. Foi emocionante ver a Casa da Comunidade, espaço de convivência social, tomada por 25 jovens muito interessados em aprender. O Projeto Juventude.com, que tem o objetivo de criar protagonismo jovem e cultura digital no povoado de Angico dos Dias, é um marco tanto para o ILG quanto para essa comunidade. Queremos levar aos jovens mais perspectivas de futuro e estimular esses jovens na busca por mais conhecimento, para que tenham mais escolhas”, destaca Marcos.
Segundo o Supervisor, a Adel fez um trabalho incrível, usando uma metodologia que busca sempre estimular os jovens a serem protagonistas da mudança que desejam fazer em suas próprias vidas e em suas comunidades. “Foi bonito ver os jovens interessados na formação, participando ativamente das discussões, pensando em projetos de vida, desenhando e ajudando a pensar nos problemas e soluções para a comunidade”.
Sobre o Projeto
O projeto Juventude.com busca contribuir com o protagonismo e o empreendedorismo rural da juventude em Angico dos Dias, unindo o potencial existente no território às novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e outras soluções digitais, para gerar transformações sociais, econômicas e culturais positivas na comunidade nos próximos anos.
Para Dorinha Oliveira, 19, a experiência já tem sido gratificante. “O conteúdo é muito bem explicado, os trabalhos estão sendo bem desenvolvidos, sem contar que tem gente vencendo a timidez”, comemora. Além da formação, o projeto prevê a implantação na comunidade de um Centro Integrado de Acesso à Tecnologia da Informação e Comunicação, para garantir o acesso de jovens e de toda a comunidade a novas tecnologias de conexão digital.