Participação no Encontro Juventude em Movimento

Nossa Diretora de Programas, Aurigele Alves, e o jovem Mateus Gomes, integrante do nosso Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER) estiveram na sede da Localiza&Co, em Belo Horizonte, para participar do 1º Encontro Juventude em Movimento – Diálogos promovido pelo Instituto Localiza.

Convidados para compartilhar as vivências da nossa organização e do PJER, que esse ano tem realizado duas turmas com apoio do Instituto Localiza, Aurigele e Mateus estiveram com cerca de 100 pessoas de todo o Brasil, onde foi debatida a importância de apoiar o protagonismo dos jovens do país.

Mateus destacou sua atuação para o fortalecimento da agricultura familiar e conservação da Caatinga. Ele mora no Assentamento Santana da Cal, localizado no Sertão de Canindé, uma região socioeconômica no estado do Ceará conhecida popularmente pelo turismo religioso e sua aridez. É nesse contexto que o jovem protagoniza com sua família, outras formas de existir no meio rural. Por meio do consórcio de plantas, eles cultivam hortaliças e diversas plantas frutíferas gerando renda e sustentabilidade. Também trabalham com apicultura e com o apoio do PJER planejam fortalecer a piscicultura. 

“Participar do 1º Encontro Juventude em Movimento em Belo Horizonte foi muito enriquecedor de conhecimento, tive a oportunidade de conhecer vários jovens de outros estados e trocamos bastante experiências.  Toda a bagagem que eu trouxe dessa viagem vai influenciar muito na minha vida, pois a partir dessa troca surgiu novas ideias que eu vou aplicar aqui na minha comunidade. Agradeço ao Instituto Localiza e a Adel por ter me escolhido para ir neste evento maravilhoso, estou empolgado com o que está por vir”, comemora Mateus.

O encontro foi um espaço importante para Mateus refletir com outros jovens sobre seus sonhos. Eles debateram sobre a inclusão produtiva de jovens nos Brasis, as tendências e oportunidades setoriais, economia criativa, políticas públicas, dentre outros temas. O momento também proporcionou a troca de saberes entre as organizações sociais e os jovens presentes.

“Tivemos a rica oportunidade de trocar experiências com organizações de todo o Brasil. Foi um momento de bastante interação, de construção de alternativas para garantir a mobilidade social das juventudes do país, através do trabalho realizado com apoio do Instituto Localiza”, afirma Aurigele Alves.

Nossa parceria com o Instituto Localiza

Esse ano, expandimos as ações do nosso Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER) para sete municípios cearenses: Canindé, Caridade e Paramoti, no Sertões de Canindé; e, Itapipoca, Trairi, Tururu e Uruburetama no território do Vale do Curu e Aracatiaçu. Contamos com o apoio do Instituto Localiza, por meio do Edital Juventude em Movimento.

O Programa apoia sessenta (60) jovens, incluindo o Mateus Gomes, que atuam como pequenos empreendedores em seus municípios ou desejam montar um negócio no meio rural. A ação busca contribuir para a inclusão socioprodutiva dos jovens rurais, por meio da criação de oportunidades e estratégias para geração de trabalho e renda, e, fortalecimento das cadeias produtivas locais. 

Os jovens já participaram do Curso Empreendedorismo e Protagonismo Rural, que reúne informações e ferramentas para a elaboração de seus Projetos de Negócio. Foram abordados temas como desenvolvimento local, educação financeira, estratégias de comercialização, comunicação, marketing, dentre outros.

Sobre o PJER

Há 14 anos, realizamos o PJER visando criar oportunidades para o desenvolvimento de empreendimentos por jovens empreendedores de comunidades rurais. Ao longo desses anos de atuação, o PJER já impactou cerca de 4 mil jovens. Apoiou a construção de planos, fomentou o desenvolvimento desses projetos e disponibilizou orientações e proteção durante os estágios incipientes de suas jornadas como empreendedores, protagonistas e lideranças em suas comunidades. Foi certificado como tecnologia social de referência pela Fundação Banco do Brasil e recebeu prêmios nacionais e internacionais pelos impactos alcançados.

Compartilhar: