Na última segunda-feira (04), representantes do Instituto Solea e da Adel visitaram a comunidade quilombola Cruz da Menina (PB) para conhecer e acompanhar os empreendimentos de mulheres e jovens.
A ação faz parte do projeto que está sendo implementado pela Adel, em parceria com o Instituto Solea este ano. A primeira etapa consistiu no mapeamento das potencialidades do território para apoiar a criação ou fortalecimento de negócios locais sustentáveis.
Luiz André Soares e Marcos Gaspar, respectivamente, diretor executivo e gestor de projetos do Instituto Solea, foram acompanhados de Aurigele Alves, diretora de programas da Adel, e foram acompanhar o desenvolvimento das ações. Tiveram a oportunidade de apreciar mais uma vez os “Doces do Quilombo”, de Dione Maria; e conheceram o salão de beleza “Michele Cabeleireira: Sua beleza renovada“, de Michele da Silva.
Segundo o diretor do Instituto, “a visita foi bem gratificante. A gente pôde olhar de perto o jeito que as mulheres estão começando a gestar os seus negócios. Vejo que temos um caminho bem bonito pela frente, na criação e execução dos planos de negócios visando o aumento da renda familiar das mulheres quilombolas”, disse Luiz André.
Aurigele destaca que a visita foi uma oportunidade de escuta e de ver de perto o desejo das mulheres de desenvolver suas capacidades e gerar renda para suas famílias. “Cada mulher que vive em Cruz da Menina tem em si uma resiliência e uma sabedoria ancestral que pode se transformar em uma oportunidade de negócio. A visita é sempre uma oportunidade de partilha, de diálogo e de ampliação da visão”, explicou a diretora de programas da Adel.