Adel e Instituto Solea realizam evento com professores no Ceará

Realizamos ontem, 27/02, na  EEMTI Tabelião José Ribeiro Guimarães, em Pentecoste, Ceará, o evento de encerramento da formação em educação contextualizada com os professores do Projeto Jovens Protagonistas Rurais: Educação contextualizada para o desenvolvimento sustentável. A ocasião marca a finalização de uma das etapas do Projeto realizado por nós em parceria do Instituto Solea, no município de Pentecoste e São Gonçalo do Amarante, ambos no estado do Ceará.

Nessa primeira etapa, aconteceram os encontros formativos com docentes e gestores das duas instituições de ensino: EEMTI Tabelião José Ribeiro Guimarães e EEFM Adelino Alcântara Filho. A formação teve como objetivo colaborar para ampliação das capacidades de 20 professores e gestores escolares, para introdução de conteúdos relevantes à construção de projetos de vida com adolescentes e jovens no Semiárido.

Além dos professores e gestores beneficiados, contamos ainda com a presença do nosso Diretor Executivo, Adriano Batista; Raquel Ferreira, nossa Coordenadora de Projetos; José Adailson dos Santos, Diretor da EEMTI Tabelião José Ribeiro Guimarães; e, Kelvia Freitas, Professora da EEFM Adelino Alcântara Filho.

Para a Professora Kelvia Freitas, 30, o projeto é uma grande oportunidade para o corpo docente. “Desde o início fiquei cativada com a ideia desse Projeto, eu gosto de aprender e melhorar meu trabalho. No decorrer dos encontros fiquei ainda mais empolgada para colocar em prática todos os estudos e trocas que tivemos nesse processo formativo. As vivências e as construções em grupo foram muito boas. Tive a oportunidade de reencontrar outros professores e fortalecer ainda mais o propósito dessa iniciativa. Agradeço a Adel e o Instituto Solea pela oportunidade”, enfatiza.

Após a formação com professores, é a vez dos estudantes participarem do Projeto. 100 adolescentes e jovens são convidados para se inscreverem nas oficinas com foco no desenvolvimento sustentável, na construção de projetos de vida e de trajetórias de desenvolvimento no contexto rural. Toda a formação considera o empreendedorismo e o protagonismo social como estratégias viáveis para a permanência dos jovens em suas comunidades.

“O projeto foi importante para o desenvolvimento de novas capacidades por professores e gestores escolares, as quais são importantes para o planejamento das aulas e das atividades no âmbito da comunidade escolar. E para o beneficiamento de estudantes, adolescentes e jovens na realização de projetos no ambiente escolar para gerar aprendizagem, protagonismo e empreendedorismo social nesses estudantes”, reforça Adriano Batista, nosso Diretor Executivo.

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