Adel apoia II Encontro Cearense de Apicultura e Meliponicultura

Meliponicultoras da Rede Néctar do Sertão que reside na comunidade Sítio do Meio, em Pentecoste/CE.

No último sábado, 20, participamos junto com a Rede Néctar do Sertão do II Encontro Cearense de Apicultura e Meliponicultura em Itapipoca/CE, a data marcou o dia mundial das abelhas. O Encontro contou com nosso apoio e foi promovido pela APIMECI (Associação de Apicultores e Meliponicultores de Itapipoca) e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do município.

Cerca de duzentos produtores(as) de todo o estado estavam presentes no evento. Além da nossa equipe e integrantes da Rede Néctar do Sertão, a ocasião contou com a Equipe da APIMECI, da ACMEL, docentes do IFCE – Campus Itapipoca, o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Itapipoca, o Presidente do Instituto de Meio Ambiente de Itapipoca e lideranças locais.

O evento buscou a troca de experiências sobre as boas práticas de manejo agroecológico para produção de mel de abelhas, considerando aspectos ecológicos, econômicos e socioambientais. Além de contribuir para a capacitação de produtores(as) rurais, estudantes e empreendedores dessa cadeia produtiva.

Nossa Diretora de Programas, Aurigele Alves, participou de uma mesa redonda sobre sua experiência com a apicultura e meliponicultura cearense. “Foi uma grande oportunidade de aprendizado, interação, contribuição e troca com produtores(as) de todo o estado. A Rede Néctar do Sertão também esteve participando e foi um momento de ampliação das capacidades, de discussões, cooperação, mas principalmente de fortalecer a cadeia produtiva do mel no território. Seguimos apoiando os(as) produtores(as) e defendendo os impactos positivos da criação de abelhas para a natureza e para o desenvolvimento local”, destaca.

Aurigele Alves, durante sua colaboração no evento.

Desde 2015, nós apoiamos, por meio do nosso Programa Soluções Rurais, a Rede Néctar do Sertão, iniciativa que busca conservar a Caatinga e fortalecer a produção local de mel. A Rede reúne produtores rurais dos municípios de Apuiarés, Pentecoste e Tejuçuoca no Ceará. Estes(as) criadores(as) de abelhas enxergam a ameaça de extinção das espécies e o grande potencial do inseto no território.

Para Brena Camilo, meliponicultora da Rede que reside na comunidade Sítio do Meio, em Pentecoste/CE, participar do II Encontro Cearense de Apicultura e Meliponicultura foi revigorante. “Incrível ver tantos produtores que a gente não conhecia e ver também a luta que está sendo pra gente conseguir aumentar nossa produção e regulamentar tudo. Também tivemos acesso a novos conhecimentos, além de continuar com a cooperação que tem entre a gente que trabalha com abelhas com e sem ferrão”, reforça.

Além das palestras, debates sobre o desenvolvimento da cadeia produtiva do mel no território, apresentações culturais e sorteios, o evento contou com exposições e proporcionou aos participantes ampliar a visão individual e coletiva quanto às oportunidades inerentes à atividade da meliponicultura e apicultura, que está em constante avanço.

Meliponicultores(as) e Apicultores(as) da Rede Néctar do Sertão que reside na comunidade Sítio do Meio, em Pentecoste/CE.

O mês de maio também celebra profissionais da área, hoje, 22, é o Dia dos Apicultores, responsáveis pela criação de abelhas com ferrão. Destacamos nessa data especial, nosso trabalho com apicultores e meliponicultores no Ceará e Rio Grande do Norte. Aqui no Ceará, há mais de seis anos, apoiamos criadores(as) de abelhas da Rede Néctar do Sertão. No Rio Grande do Norte também desenvolvemos diversas ações para ampliar a capacidade dos produtores locais e promover o fortalecimento da meliponicultura e apicultura.

Compartilhar: