Agência de Desenvolvimento Econômico Local


“O desenvolvimento consiste na eliminação de privações de liberdade que limitam as escolhas e as oportunidades das pessoas de exercer ponderadamente sua condição de cidadão”. (Amartya Sen)

Em Julho de 2005, dois engenheiros agrônomos, recém graduados, filhos de agricultores de Pentecoste, Ceará, voltaram para suas comunidades de origem para desenvolver o Núcleo de Assessoria ao Produtor Rural (NAPR). Inicialmente o objetivo do NAPR era prestar assessoria técnica aos agricultores familiares nos municípios de Pentecoste e Apuiarés.

O que começou com caráter quase voluntário foi crescendo até que, em 2007, o trabalho dos dois desbravadores foi oficializado. Nascia, em Pentecoste, a Agência de Desenvolvimento Econômico Local (ADEL), uma organização sem fins lucrativos que atua na microrregião do Médio Curu do estado do Ceará.

No decorrer desse período, a ADEL se desenvolveu, graças ao capital social formado em Pentecoste, durante 14 anos, pelo Programa de Educação em Células Cooperativas (PRECE) do Instituto Coração de Estudante. O Programa promove o acesso de estudantes de comunidades populares no Ensino Superior Público. Atulamente são mais de 210 jovens nas Universidades.

Em 2008, a ADEL reformulou sua estrutura e estabeleceu eixos e linhas de trabalho para atingir a sua missão. Hoje, a ADEL presta os serviços de diagnóstico setorial, capacitação técnica, incubação de empreendimentos produtivos e assessoria técnica aos pequenos e médios empreendimentos na formação de arranjos produtivos locais.

Compartilhar: