A agricultura familiar é inspiradora

No último mês, dia 28/07, celebramos o dia da agricultora e do agricultor familiar. Em alusão a data, comunicamos o retorno de mais uma temporada da nossa série Histórias que nos inspiram. A cada episódio vamos contar trajetórias de jovens rurais, agricultoras e agricultores familiares que são capazes de fazer uma verdadeira transformação social em suas comunidades.

Acreditamos que o desenvolvimento sustentável e com justiça social passa pelo fortalecimento da agricultura familiar que está na nossa gênese como organização social. Nascemos a partir do sonho de jovens, filhos de agricultoras e agricultores, que viram a oportunidade de unir os saberes que aprenderam na prática com os conhecimentos que adquiriram na universidade.

As agricultoras e agricultores familiares são responsáveis por mais de 70% dos alimentos que chegam às nossas mesas. Confira quem são os novos protagonistas da agricultura familiar e continue nos acompanhando nas nossas principais plataformas: site, YouTube e redes sociais.

Diversos agricultores e agricultoras familiares beneficiadas por nossas ações estão promovendo muitas transformações em suas vidas e nas comunidades onde vivem. Os jovens rurais, por exemplo, estão ocupando mais esse espaço a cada dia, como é o caso do jovem agricultor, José Arildo, 28, morador da comunidade Sítio Coqueiro no Assentamento Maceió, em Itapipoca/CE. Pedagogo e liderança local, Arildo pretende seguir os passos dos pais de investir na agricultura sustentável e na criação de galinha caipira, fortalecendo o sonho de permanecer no meio rural com qualidade de vida e gerando renda.

A criação de galinha caipira é uma das atividades que se destacam na agricultura familiar. Essa cadeia produtiva tem se tornado uma alternativa de negócio para a população rural. “Eu sou um jovem rural negro, gay e que sempre gostei da vida rural, o único problema é o retorno financeiro que nunca foi dos melhores. Mesmo assim, aos poucos vamos trabalhando com o que gostamos e acreditando na oportunidade de ter o próprio negócio. Esse ano ingressei no Curso de Empreendedorismo e Protagonismo Rural da Adel. Por meio dele vou implantar a minha ideia de negócio, que é um aviário com galinhas caipiras destinadas a postura”, destaca.

Arildo faz parte da primeira turma do nosso Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER) realizada no município de Itapipoca/CE. Mais de vinte jovens participam do Curso, que por meio de encontros imersivos trabalha conceitos e ferramentas para iniciarem a construção de seus Projetos de Negócios, seja para fins econômicos ou sociais.

Quem também faz parte da turma é Rojane Santos, 30, que trabalha com o beneficiamento do coco na agroindústria local, também da comunidade Sítio Coqueiro no Assentamento Maceió. Ela já produz óleo de coco, cocada, coco ralado, manteiga do coco. Rojane sonha com a ampliação do espaço para fortalecer ainda mais a produção da comunidade. A jovem é uma liderança local, presidenta da associação comunitária Vida Melhor, artista popular no grupo cultural Balanço do Coqueiro, membro do MMTR-NE (Movimento da Mulher Trabalhadora Rural do Nordeste) do GT de juventudes da Rede de agricultores(as) agroecológicos(as) e solidários(as) do Vale do Curu.

Rojane Santos, agricultora e liderança local

“A agricultura familiar é importante pra mim porque garante alimento saudável e de verdade na mesa, contribui para a sustentabilidade do ambiente e diminui o êxodo rural, quando os jovens se dedicam a essa atividade. O curso da Adel tem sido muito importante pra mim, pois estou aprendendo e desenvolvendo técnicas de como empreender no campo”, reforça Rojane.

É do campo que vem a maior parte dos alimentos que chegam às nossas mesas. Arildo e Rojane fazem parte de um grupo de jovens que apoiamos e que seguem colaborando com suas comunidades. Eles enxergam no meio rural oportunidades para gerar renda e ter seu próprio negócio, seja ele individual ou coletivo.

Compartilhar: