Seguimos na realização do Projeto Protagonismo e Cultura Digital nas Escolas, iniciativa do Programa Echosocial Ventos que Transformam, da Echoenergia, com coordenação técnica da nossa equipe. A iniciativa busca fomentar o uso de tecnologia em sala de aula com 60 professores da rede pública de ensino de três estados do Nordeste: Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco.
No último mês, realizamos módulos sobre Informática Básica e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na prática: Agenda 2030 como estratégia de desenvolvimento local.
Os docentes tiveram acesso a 32 horas presenciais de formação sobre conceitos e noções básicas de informática e tecnologia da informação e da comunicação no cotidiano da comunidade escolar. Estudando desde os principais atalhos do computador, noções do pacote Office, conceitos de hardware e software, tecnologia digital, pensamento computacional, até noções de letramento e cidadania digital.
Já no módulo sobre ODS focamos na construção de papéis dos atores sociais na implementação dos Objetivos, abordando criticamente a territorialização/localização e apropriação dos ODS. Trouxemos também estudos de caso nos quais há participação de governos locais com a sociedade civil organizada na implementação dos ODS nos territórios. A partir das discussões, surgiram algumas propostas pedagógicas para serem realizadas nas Escolas, como uma feira de ciências aberta para as comunidades, com foco no protagonismo dos alunos; um projeto de extensão para conscientizar a população sobre o descarte consciente do lixo.
O Curso realizado com os professores possui uma carga horária de 80 horas/aula, incluindo temas como Cooperação, protagonismo e as competências socioemocionais e sua importância para o desenvolvimento da aprendizagem; conceitos e noções básicos de informática e as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs); e, Educação midiática contextualizada para Cidadania Digital.
Sobre o Projeto
A primeira ação do Projeto, iniciado em 2022, foi a realização de um Diagnóstico Situacional sobre o nível de adoção das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) nas escolas. De acordo com os dados levantados, os equipamentos tecnológicos e o acesso à internet das escolas ainda não são suficientes para atender o número de estudantes matriculados. É preciso ainda investimento em novos equipamentos e em formação para que estudantes e professores possam se familiarizar com as TICs.
O Projeto ainda inclui a realização de sessões de mentorias em cada Escola para aprofundarmos as temáticas trabalhadas.