DSC_4977 (1)

Rede Néctar do Sertão

A Rede Néctar do Sertão busca fortalecer o desenvolvimento endógeno do território por meio da ampliação de capacidades, acesso a crédito e pela cooperação entre protagonistas locais. Tem na sua essência a promoção da sustentabilidade por meio da valorização cultural, engajamento, governança e crescimento econômico local, além da preservação da biodiversidade do bioma Caatinga.

A principal atividade realizada pelo projeto foi um diagnóstico socioprodutivo dos meliponicultores/apicultores. No segundo semestre de 2021, nossa equipe esteve em campo na Microrregião do Médio Curu, Ceará em companhia de lideranças comunitárias para realizar entrevistas semiestruturadas sobre aspectos da meliponicultura com os integrantes da Rede Néctar do Sertão.

Na ocasião, foram entrevistadas 33 (trinta e três) famílias que desenvolvem atividades produtivas relacionadas à criação de abelhas nativas sem ferrão (abelhas do gênero Melipona), e integram o Grupo Rede Néctar do Sertão, que consiste num coletivo autogerido pelo próprios meliponicultores com o propósito de desenvolver a cadeia produtiva do mel no território.

Por fatores de logística e interação entre os membros, o Grupo Rede Néctar está dividido em cinco subgrupos, sendo eles: Boa Vista, Lagoa das Pedras, Monte Alverne, Sitio do Meio e Vila Soares. Vale ressaltar que os nomes dos subgrupos têm como referência os nomes de comunidades próxima ao meliponicultor, e não se trata de uma divisão formal entre os membros.