impacto-foto

Protagonismo nas Escolas Públicas

Realizamos no Rio Grande do Norte o Projeto Jovens Empreendedores e Protagonistas Rurais nas Escolas com estudantes da rede pública de ensino estadual. O projeto contribuiu para a formação de uma ética de desenvolvimento humano e sustentável e para formação de uma cultura de empreendedorismo e protagonismo social entre adolescentes e jovens, estudantes do Ensino Médio de duas escolas estaduais dos municípios de Parazinho e São Miguel do Gostoso.

A estratégia consistiu na criação de conteúdo e na disseminação de conceitos, práticas, técnicas e tecnologias socioambientais, em uma perspectiva de educação contextualizada, para identificar oportunidades e desafios, entender o contexto de seus territórios e comunidades, planejar e implantar pequenos negócios, projetos e soluções de impacto social sustentáveis que ajudem a transformar suas realidades e que considerem os potenciais, os desafios e as vocações locais.

Os resultados desta ação foram além do esperado. A meta era alcançarmos 100 adolescentes e jovens. Realizamos o projeto com 111 participantes, com idade entre 15 e 25 anos, nos dois municípios de atuação.

Dentre as atividades realizadas com os jovens, destacamos o intercâmbio e a Campanha “Mudanças para transformar o futuro”, voltada para o fortalecimento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Esta ação em parceria com a Elera também destacou a Agenda 2030, elaborada com o objetivo de erradicar a pobreza e promover vida digna a todos, dentro das condições que o nosso planeta oferece e sem comprometer a qualidade
de vida das próximas gerações.

Resumo do Projeto

Eixo do Projeto: Educação Contextualizada. Protagonismo de Jovens. Empreendedorismo.
Local: Rio Grande do Norte
Período: 2020 – 2021
Parceiro: Elera

Abrangência: Dois municípios (Parazinho e São Miguel do Gostoso) e 13 comunidades (Pereiros, Sede de Parazinho, Escadilha, Baixio, Alívio, Baixinha das franças, Limão, Quixabeira, Santa Luiza, Três Irmãos, Serra Verde, Antônio Conselheiro e Tábua).

Objetivo: Contribuir para a formação de uma ética de desenvolvimento humano e sustentável e para formação de uma cultura de empreendedorismo e protagonismo social entre adolescentes e jovens.

Resultados

111

adolescentes e jovens beneficiados

06

cartilhas e guias de referência sobre Educação Contextualizada elaborados para professores

01

Campanha voltada para o fortalecimento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

06

oficinas realizadas com professores

19

oficinas aplicadas com estudantes

01

intercâmbio realizado com 50 jovens na Associação dos Jovens Agroecologistas Amigos do Cabeço (JOCA), Jandaíra (RN)

01

Seminário online sobre “Educação Contextualizada e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”

464

atendimentos

Palavras dos protagonistas