Programa para promoção do Desenvolvimento Territorial

Promoção do Desenvolvimento Territorial

Junto com a EDP Renováveis, realizamos o Programa EDP Renováveis Rural nos municípios Cerro Corá, Lajes, São Tomé e Touros, no Rio Grande do Norte. O foco foi o desenvolvimento socioprodutivo para a promoção da sustentabilidade da agricultura familiar.

As atividades do Programa EDP Renováveis Rural incluíram a capacitação técnica e gerencial das famílias para implantação, operação e gestão de soluções de convivência com o Semiárido.

Além da formação, implementamos soluções inovadoras, criativas, de baixo custo e devidamente contextualizadas para possibilitar o acesso de famílias e comunidades à água para consumo e para suporte produtivo. Também apoiamos às famílias e comunidades para formação e fortalecimento, entre elas, de arranjos associativos para a gestão participativa e o compartilhamento de estruturas e estratégias de acesso à água e para produção e distribuição de alimentos para consumo próprio.

Dentre as tecnologias implementadas, destacamos os quintais produtivos e as unidades de produção de mel, que geram renda e contribuem para a conservação ambiental. A produção em quintais produtivos é a principal alternativa para pequenos produtores rurais que não dispõem de área para produção. Os quintais são ótimos espaços para desenvolver atividades de horticultura e criação de pomares. A tecnologia tem como principal objetivo viabilizar a segurança alimentar.

Resumo do Projeto

Eixo do Projeto: Desenvolvimento Produtivo; Sustentabilidade Rural e Segurança Hídrica e Alimentar.
Local: Rio Grande do Norte
Período: 2020– 2021
Cliente: EDP Renováveis

Abrangência: Quatro municípios (Cerro Corá, Lajes, São Tomé e Touros) e 13 comunidades (Santa Rosa, Recanto, Mundo Novo, São José, Serra do Lameiro, Umburanas, Caçador, Arribão, Boa Esperança, Chico Mendes 1, Chico Mendes 2, Recanto de Serra Verde e Tubiba 2).

Objetivo: Contribuir para o desenvolvimento local de territórios rurais resilientes, por uma perspectiva ecológica, através da ampliação das capacidades de pequenos produtores/as rurais, de seus empreendimentos e de suas comunidades para melhor aproveitamento de potenciais e para melhoria das condições de subsistência, de trabalho e de renda.

Resultados

339

famílias beneficiadas com ações do Programa

600

mudas de cajueiro disponibilizadas

05

unidades de produção de mel implantadas

03

poços profundos perfurados

14

cisternas de placa de 16 mil litros de água

19

mulheres beneficiadas com unidades de produção de artesanato.

03

sistemas de biodigestores instalados

01

reservatório elevado de 10 mil litros de água construído

31

oficinas (248 horas) de treinamentos com foco na ampliação das capacidades dos agricultores familiares para o desenvolvimento produtivo e convivência sustentável com o Semiárido;

307

sessões e visitas de campo de assessoria técnica e gerencial para desenvolvimento produtivo

21

mulheres beneficiadas com Quintais Produtivos com unidades de aves caipira e/ou criação de suínos

01

Cozinha Comunitária instalada com equipamentos e utensílios semi industriais para a produção de alimentos

03

chafarizes comunitários construídos

10

unidades de beneficiamento de castanhas de caju implantadas

618

horas de assessoria para o fortalecimento de assessorias comunitárias

01

sistema de bombeamento solar instalado

05

4 unidades de produção de palma para alimentação de animais implantadas

Palavras dos protagonistas