W2

Acesso à Água Segura em Pernambuco

Realizamos nos municípios Caetés e Capoeiras, no estado de Pernambuco, diversas ações com foco em segurança hídrica e garantimos o acesso à água de qualidade para 430 famílias (1.720 pessoas). O acesso à água para consumo humano, produção de alimentos e inclusão social das famílias foi possível por meio da implementação de 389 tecnologias socioambientais.

Dentre as tecnologias implementadas, destacamos a revitalização e implementação de cisternas de placas, barreiros trincheiras, tanques em lajedo de pedra e reservatórios elevados. As cisternas de placas contaram com a instalação de um Aqualuz, tecnologia para tratamento de água de cisterna usando a luz do Sol. O Aqualuz é um dispositivo premiado pela ONU que permite o acesso à água potável por até 20 anos para as famílias. Sua manutenção é simples e demanda apenas uma limpeza com água e sabão, sem precisar de manutenção externa ou energia elétrica.

Além de implementar essas tecnologias socioambientais, nossa equipe capacitou moradores locais para atuar como técnicos na implantação de cisternas de placas e Aqualuz, gerando renda e desenvolvimento na região.

Resumo do Projeto

Eixo do Projeto: Segurança Hídrica
Local: Pernambuco
Período: 2021 – 2022
Parceiro: Echoenergia

Abrangência: Dois municípios (Caetés e Capoeiras) e 14 comunidades (Laguinha, Barrocas, Quitonga, Exu, Mulungu, Serrote, Tanque Novo, Pau Ferro, Toquinho, Serra de Dentro, Paraguai e Vermelha, Sitio Piado e Boa Vista do Inácio).

Objetivo: Promover melhorias na qualidade de vida das populações (principalmente daquelas difusas no meio rural, onde a escassez do insumo é mais alarmante), com a ampliação da oferta de água de boa qualidade e consequente impacto positivo nas condições de subsistência.

Resultados

430

famílias beneficiadas

06

cartilhas e guias de referência sobre Educação Contextualizada elaborados para professores

01

Campanha voltada para o fortalecimento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

05

tanques de lajedo de pedra

190

cisternas de placa de 16 mil litros de água

499

moradores capacitados em gestão dos recursos hídricos e convivência com o Semiárido

40

horas de formação sobre implantação de Aqualuz.

172

dispositivos de potabilidade de água (Aqualuz);

Palavras dos Protagonistas