Adel e Echoenergia fortalecem Empreendedorismo no Nordeste

Há dois meses, em parceria com a Echoenergia (Grupo Equatorial Energia), iniciamos o Projeto Empreendedorismo Rural, uma iniciativa de fomento ao protagonismo e o empreendedorismo de jovens e mulheres, a fim de promovermos a inclusão socioprodutiva dessas pessoas em suas comunidades rurais, com foco na redução do êxodo rural e na geração de trabalho, renda e condições dignas de vida e de trabalho no campo.

O Curso Empreendedorismo e Protagonismo Social é a primeira ação do Projeto e está sendo realizado em três municípios de três estados do Nordeste: Tianguá/CE, Lagoa Nova/RN e Caetés/PE. Em Tianguá a formação acontece na comunidade rural Valparaíso, onde 25 pessoas foram selecionadas, com idade entre 18 e 40 anos, com ideias de negócios que variam entre artesanato, avicultura, restaurantes, marcenaria, corte e costura e papelaria.

“Esse curso está me trazendo uma bagagem de conhecimentos importantíssima.  A estrutura do curso e a condução das aulas foram extremamente interessantes. Quero parabenizar pelo trabalho que vocês têm feito e dizer que está sendo muito rico para a minha aprendizagem participar dessa formação. Muito obrigada pelas aulas, dicas, foi sensacional”, reforça Daiane Paulino, 30, jovem que sonha em montar uma loja de roupas em Valparaíso, Tianguá/CE.

O Curso reúne informações e ferramentas que auxiliarão os participantes na elaboração de seus projetos de negócio, tanto com fins econômicos ou sociais. São trabalhados temas como protagonismo, empreendedorismo, comunicação e marketing, projetos de vida e de negócios.

“A análise do contexto local fará com que os jovens se sintam mais seguros quanto ao ato de empreender, pois ao sistematizarem as informações e dados que aparecem nas pesquisas realizadas, poderão ter mais confiança para decidir em que área investir”, destaca Aurigele Alves, nossa Diretora de Programas.

Em Lagoa Nova/RN, a turma é composta por 25 participantes de oito comunidades do território. No processo formativo, os jovens apontam várias ideias de negócios que desejam implantar. As áreas são diversas e incluem vendas em geral, confeitaria, lanchonete, projetos agrícolas, estéticos e decoração, criação de galinha caipira e iniciativas de incentivo ao turismo local. Durante o curso, eles vão aprimorar essas ideias e desenhar o Projeto de Negócio. Algumas das ideias de negócios já foram implantadas pela turma e serão aprimoradas a partir dos conhecimentos adquiridos na formação.

Janaina Santos, 32, participante de Lagoa Nova, conta que é um curso que vai ajudar bastante na gestão do seu empreendimento. “Tenho uma loja de conveniência, apesar de ter experiência na área quero gerir melhor meu negócio. A formação está sendo bem dinâmica e tem me proporcionado novos aprendizados para aplicar dentro e fora do meu trabalho. Meu sentimento é de gratidão”, enfatiza.

Nos dois estados já realizamos três módulos do Curso e seguiremos com as tutorias individuais e preparação para a apresentação dos Projetos de Negócios elaborados.

Em Caetés/PE, acabamos de finalizar o primeiro módulo da formação, com a participação de 30 jovens, que se destacam principalmente pelos Projetos de Negócios com foco na agropecuária. Após o Curso e com os Projetos de Negócios em mãos, os participantes podem acessar recursos financeiros no Fundo Veredas, nossa estratégia de microcrédito, que contará com investimentos da Echoenergia.

Vanessa Alves, 27, liderança comunitária e beneficiada de Caetés, afirma que o curso tem sido uma oportunidade de muita troca de conhecimentos. “A formação me surpreendeu positivamente, a gente criou uma relação de ideias aqui no Curso, onde você se fortalece ainda mais através das oficinas e do contato com os outros participantes. Percebo que aqui somos um coletivo, que busca sempre ajudar um ao outro, e isso é muito importante para se colocar um projeto em prática”, comemora.

Compartilhar: